Dia Mundial de Luta Contra a AIDS 2023: Comunidades Liderando

O mundo pode acabar com a AIDS, com as comunidades liderando o caminho. Essa é a mensagem do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS 2023.

Organizações da sociedade civil que vivem com, estão em risco de, ou são afetadas pelo HIV são a linha de frente do progresso na resposta ao HIV.

Comunidades conectam serviços de saúde pública com as pessoas, colocando-as no centro da resposta, constroem confiança, inovam, monitoram a implementação de políticas e serviços, e responsabilizam os setores provedores.

Comunidades impedidas de liderar

Mas, por diversos fatores, as comunidades estão sendo impedidas em sua liderança.

Falta de financiamento, obstáculos políticos e regulatórios, limitações de capacidade e repressões à sociedade civil e aos direitos humanos de comunidades marginalizadas obstruem o progresso dos serviços de prevenção e tratamento do HIV são alguns desses fatores.

Com a remoção desses obstáculos as organizações lideradas pela comunidade podem dar ainda mais ímpeto à resposta global ao HIV, avançando no progresso em direção ao fim da AIDS.

Este Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é mais do que uma celebração das conquistas das comunidades; é um apelo à ação para permitir e apoiar as comunidades em seus papéis de liderança.

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS 2023 destacará que para liberar todo o potencial da liderança comunitária para viabilizar o fim da AIDS:

  • Os papéis de liderança das comunidades precisam ser incorporados em todos os planos e programas de HIV e em sua formulação, orçamento, implementação, monitoramento e avaliação. “Nada sobre nós sem nós.”
  • Os papéis de liderança das comunidades precisam ser total e confiavelmente financiados para possibilitar a expansão necessária e serem apoiados e remunerados de formas adequadas. “Não acabar com a AIDS é mais caro do que acabar com ela.”
  • As barreiras aos papéis de liderança das comunidades precisam ser removidas. É necessário um ambiente regulatório favorável que facilite o papel das comunidades na prestação de serviços de HIV, garanta espaço para a sociedade civil e proteja os direitos humanos de todos, inclusive das comunidades marginalizadas, para avançar na resposta global ao HIV. “Revogar leis que prejudicam, criar leis que capacitam.”

As comunidades estão liderando o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS e em todo o mundo estão moldando os eventos e adaptando os apelos detalhados às suas necessidades específicas.

Por meio de fotos e vídeos compartilhados por grupos nas redes sociais e agregados pelo UNAIDS, as pessoas poderão testemunhar a agenda de eventos em andamento, se inspirar pela determinação e esperança, e ouvir os apelos das comunidades por ação.

Materiais da Campanha 2023

A partir de novembro compartilharemos os materiais adaptáveis para o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS na página especial do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS do UNAIDS.

Para destacar a continuação narrativa, o esquema de cores e as fontes dos materiais de campanha são semelhantes e ecoam os utilizados em julho em O Caminho que Põe Fim à AIDS.

As imagens também são semelhantes e ecoam o conceito de design usado em O Caminho que Põe Fim à AIDS, com mudanças importantes incluindo aquelas para destacar o papel de liderança das comunidades, o ângulo mudou de olhar de cima para as pessoas para olhar de baixo para cima, e mais de frente.

Porque a mudança não depende de um momento, mas sim de um movimento, a mensagem “Comunidades Liderando” não só ecoará em um dia, mas estará no centro das atividades que irão se acumular ao longo de novembro, como o lançamento do Relatório do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS – intitulado Comunidades Liderando – no final de novembro, e terá uma grande cobertura em 1º de dezembro, e continuar sendo destaque durante dezembro.

“O fim da AIDS é possível, está ao nosso alcance”, diz Winnie Byanyima, diretora executiva do UNAIDS. “Para seguir o caminho que põe fim à AIDS, o mundo precisa permitir que as comunidades liderem.”

Verified by MonsterInsights