Links Úteis

Nesta página, você encontrará links de instituições e serviços relacionados ao HIV, PEP, combate à discriminação e de outras violações de direitos humanos e sobre informações importantes.

A PEP (profilaxia pós-exposição ao HIV) é o uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de infecção em situações de exposição ao HIV. Ela é uma urgência médica e deve ser iniciada o mais rápido possível – no máximo, em 72 horas.

Confira aqui no site do Ministério da Saúde e descubra o serviço de saúde mais próximo que oferece a PEP.

A PrEP (profilaxia pré-exposição ao HIV) é a utilização do medicamento antirretroviral por aqueles indivíduos que não estão infectados pelo HIV, mas se encontram em situação de elevado risco de infecção. Com o medicamento já circulante no sangue no momento do contato com o vírus, o HIV não consegue se estabelecer no organismo.

Confira aqui no site do Ministério da Saúde e descubra o serviço de saúde mais próximo que oferece a PrEP.

Links para os principais sites do UNAIDS ao redor do mundo:

Links relacionados ao HIV e à AIDS:

Links sobre combate à discriminação e de outras violações de direitos humanos:

  • #HumanizaRedes
    O #HumanizaRedes – Pacto Nacional de Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos na Internet atua principalmente sobre denúncia, prevenção e segurança. Pela combinação destes três fatores, a iniciativa busca garantir um espaço virtual com #ZeroDiscriminação e livre de violações aos direitos fundamentais para tod@s.
  • Disque Direitos Humanos – Disque 100
    Caso sofra ou presencie situações de racismo, homofobia, lesbofobia, transfobia ou qualquer outra forma de discriminação e violação de direitos humanos não se cale. DISQUE 100. O Disque Direitos Humanos – Disque 100, serviço de atendimento telefônico gratuito, funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. As denúncias recebidas na Ouvidoria e no Disque 100 são analisadas, tratadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis. (Fonte: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República)
  • Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180
    Caso sofra ou presencie situações de violência contra a mulher  não se cale. Ligue 180.  O serviço presta seu atendimento com foco no acolhimento, orientação e encaminhamento para os diversos serviços da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres em todo o Brasil. (Fonte: Secretaria de Políticas para as Mulheres)
  • Portal da Polícia Federal
    Aqui você poderá denunciar crimes cibernéticos relacionados à crimes de ódio, pornografia infantil, genocídio e tráfico de pessoas.
  • Safer Net
    A SaferNet Brasil é uma associação civil de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos ou econômicos, sem vinculação político partidária, religiosa ou racial. Este canal se consolidou como entidade referência nacional no enfrentamento aos crimes e violações aos Direitos Humanos na Internet e tem se fortalecido institucionalmente no plano nacional e internacional pela capacidade de mobilização e articulação, produção de conteúdos e tecnologias de enfrentamento aos crimes cibernéticos e pelos acordos de cooperação firmados com instituições governamentais, a exemplo do Ministério Público Federal. (Fonte: http://www.safernet.org.br)
  • Denúncias de Violações de Direitos Humanos à ONU
    Esta página das Nações Unidas é inteiramente dedicada aos Direitos Humanos . Nela você pode acessar a Declaração de Universal de Direitos Humanos e outros documentos e tratados importantes sobre o tema. Você também encontrará informações os procedimentos para realizar denúncias de violação de direitos humanos às Nações Unidas.