
Todos os anos, em 1º de dezembro, o mundo celebra o Dia Mundial da AIDS. Pessoas em todo o mundo se unem para mostrar apoio às pessoas que vivem com HIV e para lembrar quem se foi por doenças relacionadas à AIDS.
Cada Dia Mundial da AIDS se concentra em um tema específico. O de 2021 é: “Acabar com as desigualdades. Acabar com a AIDS. Acabar com as pandemias”. O tema deste ano se une a uma crescente lista de desafios que o Dia Mundial da AIDS tem alertado às pessoas ao redor do mundo.
Fundado em 1988, o Dia Mundial da AIDS foi o primeiro dia internacional para a saúde global. A cada ano, agências das Nações Unidas, governos e sociedade civil se unem para fazer campanhas em torno de temas específicos relacionados ao HIV, com atividades de conscientização acontecem em todo o mundo.
Muitas pessoas usam uma fita vermelha, que representa o símbolo universal de conscientização, apoio e solidariedade com as pessoas que vivem com HIV.
As pessoas que vivem com HIV fazem suas vozes serem ouvidas sobre questões importantes sobre suas vidas.
Grupos de pessoas vivendo com HIV e outras organizações da sociedade civil envolvidas na resposta à AIDS se mobilizam em apoio às comunidades que servem e para arrecadar fundos.
Os eventos destacam a situação atual da epidemia. O Dia Mundial da AIDS permanece tão relevante hoje como sempre foi, lembrando às pessoas e aos governos que o HIV não desapareceu. Ainda há uma necessidade crítica de aumentar financiamento para a resposta à AIDS, para aumentar a consciência do impacto do HIV na vida das pessoas, para acabar com o estigma e a discriminação e para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com o HIV.