Ciência, HIV e COVID-19: para onde estamos indo?

Um evento paralelo na Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre AIDS, realizada em Nova Iorque, de forma online, entre 8 e 10 de junho, destacou a relevância da ciência para a nova estratégia e metas globais do UNAIDS, além do ambiente científico em mudança que levará o mundo até 2030, cumprindo o objetivo de desenvolvimento sustentável para o acabar com a AIDS no mundo até 2030.

No evento “Ciência, HIV e COVID-19: para onde estamos indo?”, Jon Cohen, importante jornalista científico, moderou um painel de discussão que incluiu Anthony Fauci, assessor médico-chefe do presidente dos Estados Unidos da América, Loyce Maturu, ativista que trabalha para Zvandiri no Zimbábue, Soumya Swaminathan, cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) e importantes cientistas que estudam HIV.

Na complexidade e na natureza multidimensional da resposta global à AIDS, a ciência tem sido uma força constante, moldando e adaptando a reação do mundo. Uma função semelhante para a ciência tem sido vista em outras pandemias em curso, como a pandemia de COVID-19. O evento paralelo foi uma oportunidade para discutir o papel da ciência e rever temas científicos importantes e emergentes que influenciarão a trajetória da pandemia de HIV na aproximação o ano de 2030.

Anthony Fauci enfatizou a importância do envolvimento a longo prazo e do investimento em sobrevivência e ciências básicas para aumentar a preparação para futuras pandemias, observando que devemos nos concentrar em construir confiança na ciência e explicar como o conhecimento evolui através do acúmulo de dados confiáveis que podem alterar a orientação clínica e de saúde pública.

“A pandemia de COVID-19 nos ensinou lições de eficiência e de aceleração da tradução da ciência básica em intervenções eficazes. No entanto, devemos enfrentar os desafios de acesso, preços de intervenção e preconceitos sociais que limitam nosso impacto global”, disse Fauci, que concluiu que tanto a pandemia de HIV quanto a pandemia de COVID-19 têm o poder de fortalecer a comunidade global e comprometeu os Estados Unidos a ser uma liderança global e um parceiro confiável nesses esforços.

Greg Millett celebrou a incrível queda de novas infecções pelo HIV em vários lugares, tais como Londres, Dinamarca e Austrália, onde a profilaxia pré-exposição (PrEP) e o teste e tratamento eficazes estão realmente funcionando para homens gays e outros homens que fazem sexo com homens. Millett destacou, ainda, a importância dos recentes avanços científicos que levaram a novas tecnologias, tais como os autoteste de HIV e novas modalidades de PrEP.

Um tema importante foi em torno da equidade. Tanto para a COVID-19 quanto para o HIV, as pessoas participantes observaram que devemos assegurar que todas as pessoas em todos os países colham os benefícios da ciência. Comentaristas reiteraram que isto é ainda mais importante dada a participação de tantas pessoas em tantos países como participantes altruístas na pesquisa que levou às novas e empolgantes ferramentas de prevenção do HIV e vacinas para a COVID-19. Greg Millet ressaltou, também, que estamos em conexão. As infecções pelo HIV e outras doenças não estão, naturalmente, de forma alguma limitadas às fronteiras nacionais.

Loyce Maturu lembrou a todas as pessoas que a juventude é fundamental para a resposta ao HIV. A população jovem é frequentemente deixada para trás e tratada como usuária final de serviços que não são projetados especificamente para se adequarem a seus estilos de vida. Ela reconheceu que a ciência era a razão de ela estar conosco, saudável, bonita e capacitada depois de adoecer por doenças relacionadas ao HIV quando criança e testemunhar a morte tanto de sua mãe quanto de seu irmão por doenças relacionadas à AIDS. A juventude precisa ser central para a ciência e trazida às mesas que estabelecem as prioridades da pesquisa.

Quarraisha Abdool Karim e outras pessoas estimularam lideranças políticas a não deixar o HIV para trás. Precisamos terminar o trabalho e não permitir que os enormes desafios de lidar com ele nos desviem.

Participantes pressionaram para que os programas de HIV fossem firmemente baseados em evidências científicas, e Wafaa El Sadr observou que a base de evidências vem não somente de laboratórios biomédicos e grandes ensaios clínicos, mas também da implementação e das ciências sociais. A copresidência da próxima Conferência de Ciência da Sociedade Internacional de AIDS, em julho de 2021, Adeeba Kamarulzaman e Hendrik Streeck, esperavam que a reunião de alto nível fosse um impulso para um engajamento mais forte com a ciência —as inscrições para a conferência são tão altas como sempre, apesar das restrições da COVID-19.

Hendrik Streeck pediu um esforço maciço para reunir milhares de cientistas de vacinas contra o HIV em um enorme esforço, semelhante à colaboração em torno do Grande Colisor de Hadron ou mesmo do Projeto Manhattan.

Em uma conclusão otimista, Swaminathan esperava que o sucesso comprovado da colaboração científica que produziu várias vacinas contra a COVID-19 tão rapidamente fosse um estímulo para um maior entusiasmo e investimento em colaborações para acabar não apenas com a AIDS, mas também com outros grandes desafios de saúde pública, como tuberculose, malária e doenças não transmissíveis.

DESTAQUES IMPORTANTES

“Devemos garantir que atinjamos todos os setores de nossas comunidades locais e globais, em particular as pessoas que são céticas, desfavorecidas ou historicamente exploradas.”
Anthony Fauci, assessor médico-chefe do presidente dos Estados Unidos da América

“Por favor, certifique-se que pessoas jovens e adolescentes sejam vistas como tomadoras de decisão, e não apenas como usuárias finais. Precisamos de uma abordagem de baixo para cima para garantir que a pesquisa e a ciência sejam impulsionadas pelas comunidades para fornecer o que todas as pessoas precisam”.
Loyce Maturu, ativista de HIV trabalhando para Zvandiri em Zimbábue

Evento paralelo na Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre AIDS (Em inglês)

Verified by MonsterInsights