Estratégia Global para AIDS

A Junta de Coordenação do Programa do UNAIDS (PCB) adotou por consenso a Estratégia Global para AIDS 2021-2026 para colocar cada país e cada comunidade no caminho certo para acabar com a AIDS como uma ameaça à saúde pública até 2030. A estratégia foi adotada pelo PCB durante uma sessão especial, realizada em 24 e 25 de março de 2021 e presidida pelo Ministro da Saúde da Namíbia.

A estratégia coloca as pessoas no centro e visa unir todos os países, comunidades e parcerias através e além da resposta ao HIV para tornar priorizar ações que transformem a saúde e a vida das pessoas que vivem com ou são afetadas pelo HIV. As três prioridades estratégicas são:

  • Maximizar o acesso equitativo e igualitário a serviços abrangentes de HIV centrados nas pessoas;
  • Quebrar as barreiras jurídicas e sociais para alcançar o sucesso sobre resultados em relação ao HIV;
  • Dispor de recursos e sustentar plenamente as respostas ao HIV e integrá-las aos sistemas de saúde, proteção social e cenários humanitários.

Abaixo, pode ser conferido os documentos da Estratégia Global 2021-2026 e de anos anteriores.

2021-2026

A Estratégia Global para AIDS 2021-2026 – Acabar com as Desigualdades. Acabar com a AIDS traz uma nova abordagem para dar foco ao tema desigualdade e para fechar lacunas que estão impedindo o progresso para acabar com a AIDS.

Baseando-se nas principais lições aprendidas com a interseção entre as pandemias do HIV e da COVID-19, a Estratégia aproveita as ferramentas e abordagens já comprovadas na resposta ao HIV, identificando onde, por que e para quem essa resposta ao HIV não está funcionando, assim como define as prioridades estratégicas e ações a serem implementadas pelas parcerias globais, regionais, nacionais e comunitárias para chegar ao fim da AIDS.

A Estratégia Global para AIDS 2021-2026 pode ser acessada aqui, em inglês, e aqui o sumário executivo, em português.

2016-2021

Na sua 37ª reunião, a Junta de Coordenação do Programa (PCB, da sigla em inglês) adotou uma nova estratégia para acabar com a epidemia da AIDS como ameaça à saúde pública até 2030.

A Estratégia Global do UNAIDS 2016-2021 é uma das primeiras no sistema das Nações Unidas a ser alinhada às Metas de Desenvolvimento Sustentável, que estabeleceram o marco para a política de desenvolvimento global nos próximos 15 anos, incluindo o fim da epidemia da AIDS até 2030. Conheça os 10 compromissos do UNAIDS de aceleração da resposta para acabar com a epidemia de AIDS até 2030.

A Estratégia Global 2016-2021 pode ser acessada aqui (em inglês).

2011-2015

estratégia Global do UNAIDS 2011-2015 visa promover o progresso global no alcance de metas estabelecidas por países para acesso universal à prevenção, tratamento, cuidados e apoio para HIV e para conter e reverter a propagação do vírus,  contribuindo também para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até 2015.

A Estratégia Global 2016-2021 pode ser acessada aqui (em inglês).

Se alguma inconsistência for identificada, por favor, enviar mensagem para o e-mail [email protected] com o link da página e a inconsistência encontrada.

Verified by MonsterInsights