UNAIDS e Ministério da Saúde lançam animação para divulgar o I = I 

Muita gente não sabe ainda que uma pessoa vivendo com HIV que faça o acompanhamento médico e esteja em tratamento com medicamentos antirretrovirais alcança a supressão do vírus no corpo.

Isto significa que o vírus fica indetectável e, com isso, não evolui para a AIDS e nem pode ser transmitido para outras pessoas por meio de relações sexuais desprotegidas. É o I=I, ou seja, indetectável é igual a Intransmissível. 

Para colaborar na popularização deste conhecimento, especialmente para as populações mais jovens, o UNAIDS, em parceria com o Ministério da Saúde, está lançando em suas redes uma animação que destaca a importância da testagem para o HIV e, no caso de um resultado positivo, da adesão imediata ao tratamento da infecção. 

O vídeo destaca que o resultado positivo para o HIV, embora seja assustador em um primeiro momento, deve ser um motivador para o início do acompanhamento médico e do tratamento, ambos disponíveis na rede pública de saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). 

“O I=I traz uma mensagem muito importante de que a infecção pelo HIV pode ser controlada, trazendo saúde para a pessoa, ao mesmo tempo em que contribui para quebrar a corrente de transmissão. Ou seja, é um instrumento de prevenção de novas infecções”, destaca Claudia Velasquez, diretora e representante do UNAIDS no Brasil. “É muito importante que isto seja conhecido por mais pessoas, na medida em que ajuda também a diminuir o estigma e discriminação que ainda é forte quando se fala de HIV e AIDS”, completa. 

A meta atingida pelo Brasil diz que 95% das pessoas em tratamento antirretroviral devem estar em supressão viral.

Além de seu objetivo principal de manter as pessoas vivendo com HIV saudáveis, o I=I, representado pela terapia antirretroviral e manutenção de uma carga viral indetectável, têm um importante papel dentro de um método combinado de prevenção do HIV

Soma-se, portanto, a outras ferramentas, como preservativos, profilaxia pós-exposição (PEP) e profilaxia pré-exposição (PrEP), além de mudanças comportamentais e estruturais, como a redução das desigualdades e barreiras sociais.  

Confirma a animação sobre I=I lançada no instagram do UNAIDS Brasil.

Para mais informações sobre métodos combinados de prevenção do HIV, clique aqui.

Verified by MonsterInsights