UNAIDS e Ministério da Saúde lançam animação para divulgar a PrEP e a PEP

Com o objetivo de aumentar o conhecimento e uso da PrEP (profilaxia pré-exposição) e da PEP (profilaxia pós-exposição), especialmente entre as populações que têm pouco acesso a elas, o UNAIDS, em parceria com o Ministério da Saúde, está lançando em suas redes uma animação que destaca a importância destes importantes métodos de prevenção do HIV. 

O vídeo explica a diferença entre a PrEP e a PEP, lembra que os preservativos internos e externos seguem importantes, porque ajudam, também, na prevenção contra outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) e destaca que os diferentes métodos combinados de prevenção do HIV estão disponíveis de forma gratuita na rede pública de saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). 

“Estes dois métodos, sobretudo a PrEP, ainda não chegam de forma igualitária entre as populações que, segundo dados recentes, são as que mais se infectam por HIV. Pessoas negras, trans, mulheres, jovens e população com menor escolaridade ainda têm baixa adesão à PrEP”, destaca Claudia Velasquez, diretora e representante do UNAIDS no Brasil. “É necessário garantir que as populações-chave e prioritárias tenham informação e pleno acesso a esses métodos combinados de prevenção do HIV para quebrar o ciclo de novas infecções”, completa.

Confirma a animação sobre PrEP e PEP lançada no instagram do UNAIDS Brasil

Para saber as unidades de saúde que ofertam a PrEP no Brasil, clique aqui.

Para mais informações sobre métodos combinados de prevenção do HIV, clique aqui

Verified by MonsterInsights