UNAIDS celebra ampliação do acesso ao lenacapavir e pede que acesso global equitativo e acessível

O UNAIDS parabeniza o Fundo Global de Combate à AIDS, Tuberculose e Malária e os Estados Unidos pelo compromisso de ampliar o acesso a medicamentos de prevenção ao HIV de longa duração.

Recentemente, as instituições anunciaram que vão expandir o alcance de 3 milhões de pessoas até 2028, a meta anterior era de 2 milhões.

Avanço importante, mas ainda insuficiente

Além disso, o UNAIDS incentiva todos os países a manterem o esforço na ampliação da prevenção ao HIV.

Para acabar com a AIDS como ameaça à saúde pública, pelo menos 20 milhões de pessoas devem ter acesso à prevenção por meio de antirretrovirais até 2030, conforme previsto na Estratégia Global de AIDS 2026–2031 e nas metas globais para o período.

“Esse compromisso ampliado representa um passo importante, e reconhecemos o Fundo Global e os Estados Unidos por acelerarem o acesso ao lenacapavir”, afirmou Winnie Byanyima, diretora executiva do UNAIDS. “No entanto, para acabar com a AIDS como ameaça à saúde pública, precisamos avançar com urgência — viabilizando a produção em larga escala de genéricos, especialmente no continente africano, e reduzindo preços por meio de modelos transparentes e equitativos, que permitam ampla adoção em países de baixa e média rendas.”

Medicamento inovador com alto impacto

Nos estudos clínicos, o lenacapavir demonstrou ser, eficácia de quase 100% para prevenção do HIV. Até o momento, o medicamento foi distribuído em países como Eswatini, Quênia, Lesoto, Moçambique, Nigéria, África do Sul, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.

Enquanto isso, muitos desses países já iniciaram a implementação voltada a pessoas com maior exposição à infecção, incluindo meninas adolescentes, mulheres jovens, gestantes e populações-chave, como homens que fazem sexo com homens e profissionais do sexo.

Além de apoiar essa expansão, o UNAIDS continua trabalhando com países e comunidades para alinhar políticas públicas, garantindo acesso, disponibilidade e preços acessíveis para essa e outras inovações.

Acesso global exige ação imediata

Por outro lado, o UNAIDS reforça a necessidade de acelerar imediatamente a transferência de tecnologia, estabelecer cronogramas transparentes de produção e ampliar o licenciamento para novos fabricantes — especialmente na África. Dessa forma, será possível garantir uma oferta sustentável e acessível em larga escala.

Estratégia global e metas para 2030

Nesse contexto, a nova Estratégia Global de AIDS 2026–2031 do UNAIDS estabelece um caminho de ação coletiva para os próximos cinco anos e além. O objetivo é garantir que, até 2030:

Oportunidade histórica para mudar o curso da epidemia

Por fim, o UNAIDS destaca que alcançar 20 milhões de pessoas com prevenção por meio de antirretrovirais — que inclui o lenacapavir — é essencial para reduzir novas infecções por HIV, que ainda permanecem em níveis inaceitáveis, com cerca de 1,3 milhão de novos casos por ano no mundo.

Diante disso, este momento representa uma oportunidade histórica para transformar a prevenção do HIV. O UNAIDS conclama governos, organismos financiadores, fabricantes e comunidades a agir com urgência e responsabilidade, assegurando que o lenacapavir chegue a todas as pessoas que dele necessitam, independentemente de onde vivam.

Saiba mais sobre o lenacapavir: https://unaids.org.br/tag/lenacapavir/