Implementação local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foi tema de debate em evento da ONU

A implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030 na América Latina no âmbito local foi tema de evento em Nova Iorque, que aconteceu em 18 de julho em paralelo ao Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas.

Durante o evento, o UNAIDS Brasil apresentou sua experiência com as Fast-Track Cities, iniciativa que busca acelerar a resposta ao HIV no âmbito municipal. O evento “A experiência da América Latina na implementação local da Agenda 2030” foi organizado pela Fundação para o Estudo e Pesquisa da Mulher e pela ONG Gestos, teve o apoio do escritório regional do UNAIDS para a América Latina e do Mecanismo de Participación de la Sociedad Civil para el Desarrollo Sostenible (Mecanismo de Participação da Sociedade Civil para o Desenvolvimento Sustentável, em tradução livre para o português).

Alessandra Nilo, coordenadora geral da GESTOS, destacou a relevância do papel dos governos locais na territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Alessandra Nilo, ONG Gestos. Créditos: ONG Gestos

Ela ressaltou que é preocupante que no âmbito das cidades ainda existam poucos espaços de governança dedicados ao atendimento da Agenda 2030. “A estruturas de governança inclusiva, participação social e de reconhecimento e respeito ao papel de diferentes personagens são importantes, assim como a necessidade do reconhecimento da sociedade civil como uma parceria de desenvolvimento”, ressalta.

As experiências na América Latina

Durante o evento, foram apresentadas experiências da América Latina:

Brasil

Claudia Velasquez, diretora e representante do UNAIDS no Brasil, apresentou a iniciativa Fast-Track Cities e outros trabalhos desenvolvidos com e para pessoas que vivem com HIV.

A iniciativa busca fortalecer o trabalho das organizações da sociedade civil em diálogo com as secretarias locais de saúde para prover uma atenção integral na resposta ao HIV com um foco em 15 das 42 cidades que fazem parte do Fast-Track Cities e cujos dados epidemiológicos demandam mais atenção.

“A resposta ao HIV está associada a 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, esta é uma forma eficaz de integrar ações e resultados que podem acelerar o fim da AIDS até 2030. Por esse motivo, o compartilhamento de ideias e projetos no HLPF 2023 é tão importante, pois ações que acontecem por toda a América Latina podem ser replicados localmente, respeitando as realidades de cada país”, ressalta.
“No caso do Brasil, os resultados alcançados no Fast-Track Cities são importantes norteadores que estamos no caminho certo, uma vez que o trabalho é feito entendendo as potências e limitações que diferencia cada cidade brasileira participante do projeto”, finaliza.

A Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) apresentou a experiência de trabalho no Complexo da Maré (RJ) onde conseguiram envolver a população e reduzir a mortalidade por covid-19 a quase zero. O vídeo apresentado pela Fiocruz pode ser conferido aqui.

Em seguida, Renata Sene, prefeita do município de Francisco Morato (SP), falou que a Agenda 2030 está sendo implementada há sete anos, alcançando excelentes resultados em termos de melhoria de indicadores.

Renata Sene, prefeira do município de Francisco Morato (SP). Créditos: ONG Gestos.

O vídeo apresentado pela Prefeitura de Francisco Mourato pode ser conferido aqui.

Argentina

O país apresentou um vídeo sobre a experiência na província de Tierra del Fuego. O país foi representado por Marisol Merkel, presidente do Conselho de Políticas Sociais, da Presidência da Argentina, e Matías Sotomayor, coordenador do Conselho de Políticas Sociais, da Presidência da Argentina.

O vídeo apresentado pela Argentina pode ser conferido aqui.

Chile

A experiência chilena foi apresentada pela embaixadora Carla Serazzi, do Ministério das Relações Exteriores, que apresentou a Iniciativa Rapa Nui, “Um território espelho para a implementação da Agenda 2030”.

A iniciativa demonstra como comunidades e governos locais podem desempenhar um papel fundamental na implementação efetiva dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O vídeo apresentado pela representação chilena pode ser conferido aqui.

Verified by MonsterInsights