UNAIDS, UNESCO e UNFPA participam da 22ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+ com os temas prevenção combinada ao HIV e educação integral em sexualidade

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA) estiveram presentes na 22ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+, que aconteceu dia 08 de junho, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Segundo a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP), durante todo o evento cerca de 200 mil pessoas passaram pelo local. 

No espaço, havia stands de artistas plásticos, pequenos empreendimentos, órgãos do governo e de organizações da sociedade civil. Do sistema ONU, além do UNAIDS, da UNESCO e do UNFPA, o ACNUR também marcou presença levando para o público produtos fabricados por pessoas refugiadas que estão no Brasil.

“Voltar à Feira da Diversidade com temas como prevenção, diagnóstico, tratamento do HIV e educação integral em sexualidade nos faz perceber que há um grande interesse do público em aprender e se aprofundar sobre eles. Por isso, este já é um importante evento no calendário do UNAIDS e que temos sempre prazer em participar”, diz Claudia Velasquez, diretora e representante do UNAIDS no Brasil.   

Dinâmica apresentada

Na feira, o UNAIDS, UNESCO e UNFPA fizeram uma dinâmica sobre educação integral em sexualidade, compartilharam informação sobre prevenção combinada ao HIV e distribuíram materiais informativos, adesivos, autoteste para HIV, gel lubrificante e preservativos, fornecidos pelo Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, assim como tatuagens removíveis com emojis, capa de proteção para celular, bottons e leques. 

Júnia Quiroga, representante auxiliar do UNFPA, ressalta a importância estratégica de fazer chegar informação de qualidade à juventude, assim como as famílias e demais pessoas que visitam o evento. “O crescimento de casos de infecção pelo HIV entre jovens indica que esse grupo social, em particular os homens que fazem sexo com homens (HSH), tem iniciado a vida sexual sem o uso de estratégias de prevenção”.

“É necessário reconhecer o risco para se construir estratégias de prevenção eficientes, porém, desprovidas de informação de boa qualidade, as pessoas jovens têm limitada a possibilidade de exercer direitos e escolhas com vistas a construir projetos de vida e atingir seu pleno potencial.”, afirmou.

Presenças no Stand do UNAIDS

Pelo stand do UNAIDS, UNFPA e UNESCO passaram mais de 800 pessoas durante todo o evento. Para além do público da Feira, representantes políticos, do governo e da sociedade civil marcaram presença no nosso espaço.

“A Feira da Diversidade acontecer em 2023 no Memorial da América latina é muito importante, e é um ótimo momento para desenvolver saúde e direitos humanos, como já dizia Sergio Arouca, um dos pais do Sistema Único da Saúde (SUS)”, ressalta Alicia Krüger, assessora de Políticas de Inclusão, Diversidade e Equidade em Saúde/SVSA do Ministério da Saúde.

“Ter o stand do UNAIDS Brasil, que um grande parceiro do Ministério da Saúde, ao lado do stand conjunto ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania só agrega mais valor humano a este grande evento”.

Já Symmy Larrat, secretária nacional dos Direitos da População LGBTQIA+, falou sobre a importância de participar da Feira da Diversidade com o apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e do Ministério da Saúde. “A participação conjunta na Feira dos dois ministérios tem uma simbologia muito forte, pois direitos à saúde e à dignidade humana são preceitos constitucionais e a comunidade LGBTQIA+ deve fazer parte da construção dessas políticas”, disse. “Como secretária nacional dos Direitos da População LGBTQIA+, reforço as palavras do ministro Silvio Almeida: “Pessoas LGBTQIA+ existem e são valiosas para nós.”

Sobre a participação do UNAIDS na Feira, Symmy ressalta que “contar com a parceria histórica do UNAIDS, promovendo a informação e a conscientização sobre tratamento e prevenção ao HIV e AIDS só nos mostra que estamos no caminho certo.”, finaliza.

Para ter acesso aos materiais de educação integral em sexualidade e prevenção combinada do HIV apresentados na Feira Cultural da Diversidade LGBT+, além de outros materiais sobre educação integral em sexualidade preparados pela UNESCO, clique aqui.

Verified by MonsterInsights