Parada do Orgulho LGBTQIA+

Feira da Diversidade Sexual 2022

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) participa da Feira da Diversidade 2022, que acontece em São Paulo, no dia 16 de junho. Entre as atividades realizadas na Feira estão a distribuição de camisinhas penianas e vaginais e informações sobre prevenção combinada, com distribuição de materiais como folders e adesivos para roupas.

A seguir, o UNAIDS compartilha alguns materiais que serão apresentados durante a Feira.

Na Feira da Diversidade, a equipe do UNAIDS levará ao público informações sobre Prevenção Combinada, um conjunto de estratégias que utiliza diferente formas de abordagens para dar uma resposta ao HIV e outras IST. Essas estratégias podem ser estruturais, comportamentais e biomédicas, e podem ser aplicadas de maneira que atinja múltiplos públicos nos níveis individual, social, comunitário e entre relacionamentos.


Outra atividade trabalhada na Feira da Diversidade 2022 será o conceito de genderbread. Nesta atividade, o público irá adivinhar em qual parte da imagem acima deverão ser colocados os conceitos de “identidade de gênero”, “orientação sexual”, “características sexuais”, “expressão de gênero” e “gênero atribuído ao nascer”.

Os materiais de Prevenção Combinada e Educação Integrada em Sexualidade foram confeccionados com as seguintes especificações:

  • 120 cm X 120 cm
  • Lona Fosca
  • Acabamento bastão superior e inferior com corda

As placas utilizadas para preencher os espaços em branco no banner Educação Integral em Sexualidade foram impressas em papel A4 e plastificadas e podem ser baixadas aqui.

Nas redes sociais do UNAIDS foram registradas algumas das atividades realizadas na Feira da Diversidade 2022.

Todos os materiais do UNAIDS são de livre utilização desde que dados os devidos créditos em nome do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS.

UNESCO - Educação integral em sexualidade

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) está atuando em cooperação com o UNAIDS durante a Feira da Diversidade 2022, que acontece em São Paulo, no dia 16 de junho.

A seguir, a UNESCO compartilha alguns dos materiais de seu acervo sobre educação integral em sexualidade.

O bullying homofóbico é um problema global. É uma violação dos direitos de estudantes e profissionais de educação que impede a nossa capacidade coletiva de alcançar uma Educação para Todos de boa qualidade. O caderno Respostas do Setor de Educação do Bullying Homofóbico visa permitir que professores, administradores, formuladores de políticas e outros atores da área de educação desenvolvam ações concretas para tornar a educação mais segura para todos. 

Para ter acesso ao conteúdo completo do caderno disponível em português e outros idiomas como inglês, francês e italiano, acesse aqui.


Em 2017, a UNESCO lançou o relatório conciso Jogo Aberto: Respostas do setor de educação à violência com base na orientação sexual e na identidade/expressão de gênero. Este relatório tem o objetivo de oferecer uma visão geral das informações mais atualizadas sobre a natureza, o âmbito e o impacto da violência baseada na orientação sexual e na identidade/expressão de gênero.

Também tem a intenção de propiciar às partes interessadas do setor de educação um sistema de planejamento e implementação de reações efetivas à violência baseada na orientação sexual e na identidade/expressão de gênero como parte dos grandes esforços para prevenir e lidar com a violência nas escolas.

Para ter acesso ao conteúdo completo do caderno disponível em português e outros idiomas como inglês, francês e espanhol, acesse aqui.


O material HQ SPE: um guia para utilização em sala de aula surgiu por meio do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), uma iniciativa dos ministérios da Saúde e Educação em parceria com UNESCO, UNICEF e UNFPA.

Voltado ao público jovem, o projeto desenvolve estratégias de promoção de direitos sexuais e reprodutivos, da saúde, prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, do HIV e da AIDS, e a educação sobre álcool e outras drogas com ações articuladas em escolas e unidades básicas de saúde.

Para ter acesso ao material completo, acesse aqui.


A publicação Cá Entre Nós: Guia de Educação Integral em Sexualidade entre Jovens faz parte de um projeto chamado Segurança Humana ou PHS. 

Neste guia é tratado sobre um tipo de segurança que vai muito além do policiamento nas ruas; das grades e dos cadeados nas portas de escolas. O tipo de segurança que é retratado neste guia é a segurança humana.

Para ter acesso ao guia completo, acesse aqui.


O conteúdo dos materiais apresentados são de responsabilidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Outros conteúdos podem ser encontrados na página da UNESCO na internet.

Parada SP 2021

Parada do Orgulho LGBT+: HIV/AIDS: Ame+, Cuide+, Viva+

Em 2021, pela primeira vez em 25 anos, a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo escolheu HIV/AIDS como tema do evento. O UNAIDS Brasil foi um parceiro no processo de planejamento do slogan e da abordagem da comunicação do tema, com o intuito de não gerar estigma e discriminação para as pessoas vivendo com HIV e a comunidade LGBT+ como um todo. Por isso, o tema “HIV/AIDS: Ame+, Cuide+, Viva+” buscou construir percepções sobre HIV/AIDS a partir de uma visão de acolhimento e afeto para a promoção do cuidado das pessoas vivendo com HIV/AIDS e da comunidade LGBT+.

Impulsionado pelo alcance da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, o UNAIDS Brasil agora promove o segundo momento do apoio às Paradas do Orgulho, disponibilizando um pacote composto por um Material de comunicação e de Monitoramento & Avaliação para que as Paradas de outras cidades evidenciem o tema de HIV/AIDS em 2021, ano que marca os 40 anos do primeiro diagnóstico de AIDS no mundo.

Promova o tema “HIV/AIDS: Ame+, Cuide+, Viva+” na Parada do Orgulho LGBT da sua cidade

Você pode levar o tema “HIV/AIDS: Ame+, Cuide+, Viva+” para a Parada do Orgulho LGBT+ da sua cidade. Deixe algumas informações abaixo e tenha acesso a um pacote com os materiais de comunicação institucionais para o evento virtual e também planejamento de monitoramento e avaliação desse processo.


Leia mais

UNAIDS felicita a Parada LGBT de SP pela adoção do tema HIV/AIDS para sua 25ª edição, em 2021

Conheça o tema, slogan e manifesto da 25ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

Assista à 25ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo “HIV/AIDS: Ame +, Cuide +, Viva +”

Se alguma inconsistência for identificada, por favor, enviar mensagem para o e-mail [email protected] com o link da página e a inconsistência encontrada.

Verified by MonsterInsights