Zero Discriminação: UNAIDS e UNODC destacam ações para o HIV e linhas de cuidado para mulheres que fazem uso de drogas

No Dia Mundial de Zero Discriminação deste ano, celebrado pelas Nações Unidas em 1º de março, o Programa Conjunto das Nações Unidas para HIV/AIDS (UNAIDS) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) destacam a prevenção combinada do HIV e linhas de cuidado para mulheres que fazem uso de drogas.

Por meio de uma campanha digital, UNAIDS e UNODC abordam temas como acesso a direitos, prevenção do HIV e das ISTs e redução de danos por uso de drogas.

Realizada entre os dias 1º de março e 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a campanha faz um chamado a agências da ONU, organizações externas e todas as pessoas interessadas para somarem suas vozes pela Zero Discriminação também desses grupos vulnerabilizados de mulheres, a partir da sensibilização sobre prevenção combinada e linhas de cuidado.

Campanha Digital

Em suas redes sociais e canais digitais, UNAIDS e UNODC compartilharão vídeos e outros materiais visuais. Para se engajar, basta acessar e compartilhar as postagens ou utilizar as hashtags #PorMulhereseParaMulheres #LinhasDeCuidado #PrevençãoCombinadadoHIV. A iniciativa é resultado de ações realizadas pelo UNODC em 2022, a nível nacional e regional para América Latina e Caribe, como copatrocinador do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e o programa global do UNODC para o HIV.

Encontros realizados

O primeiro encontro, realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) entre os dias 27 e 30 de junho, em Santos (SP), foram convidadas mulheres líderes de movimentos sociais, da comunidade acadêmica, da gestão pública e de organizações internacionais para dialogar sobre as barreiras de acesso à rede de serviços, em especial aqueles voltados à atenção em HIV, enfrentadas pelas mulheres.

Já o segundo encontro teve como objetivo ampliar a discussão em nível regional para o contexto da América Latina e do Caribe.

À ocasião, o UNODC, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o UNAIDS e a Plataforma Brasileira sobre Política de Drogas, realizou o Encontro Regional sobre Prevenção Combinada do HIV e Linhas de cuidado para mulheres que fazem uso de drogas, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), nos dias 26 e 27 de setembro de 2022.

Acompanhe a campanha para o Dia Zero Discriminação no Instagram do UNAIDS Brasil.

Verified by MonsterInsights