UNAIDS, UNESCO e UFRR abrem inscrições para oficinas do Curso “Saúde, Educação e Migração: Vulnerabilidades, Diversidade e Direitos”

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Universidade Federal de Roraima (UFRR) abrem inscrições para oficinas do Módulo II do curso “Saúde, Educação e Migração: Vulnerabilidades, Diversidade e Direitos”.

As oficinas têm como objetivo estabelecer redes e trocas de saberes nas temáticas de saúde, educação e migração, por meio de metodologias ativas e participativas, na direção de uma convivência intercultural baseada no respeito e no acolhimento. No módulo II, as oficinas destacam os temas de saúde sexual e reprodutiva, discriminação, infecções sexualmente transmissíveis e HIV. “Pensar na perspectiva integrada entre saúde, educação e migração é criar caminhos para que a prevenção do HIV e outras IST sejam elaboradas a partir das necessidades específicas das pessoas migrantes”, afirma Ariadne Ribeiro, oficial para Comunidades, Gênero e Direitos Humanos do UNAIDS.

Segundo o Regional Refugee and Migrant Response Plans (RMRP), Planos Regionais de Resposta a Refugiados e Migrantes, na tradução livre para o português, no primeiro semestre de 2022 houve um aumento de 23% de novos casos de HIV entre migrantes se comparado ao ano de 2021. O documento, publicado em outubro de 2022, destaca as necessidades de grupos populacionais mais vulneráveis, bem como as estratégias de resposta das diversas plataformas e grupos setoriais.

“Estratégias intersetoriais de educação e saúde são fundamentais para estimular estratégias de promoção à saúde, autocuidado e prevenção, sobretudo em um contexto pós-pandêmico e de fluxos migratórios na região”, completa Mariana Braga, oficial de Programas de Educação da UNESCO.

O curso será online e estão abertas 300 vagas para cada oficina. As oficinas acontecem todas as manhãs, de 8h às 12h (Horário de Roraima); 9h às 13h (Horário de Brasília). As inscrições estão abertas até o dia 17/11 e podem ser realizadas neste link. Inscrições prorrogadas até 20/11!

Abaixo, segue agenda com os temas, dias e horários de cada módulo do curso.

Verified by MonsterInsights