Declaração da diretora executiva do UNAIDS, Winnie Byanyima, sobre a decisão dos Estados Unidos da América de apoiar a renúncia do Acordo TRIPS para as vacinas contra a COVID-19

Parabenizo o anúncio da representante do comércio dos Estados Unidos, Katherine Tai, apoiando a renúncia à proteção da propriedade intelectual para as vacinas contra a COVID-19.

Este é o tipo de liderança global que o mundo precisa desesperadamente, pois testemunhamos cenas horríveis em países como a Índia, onde apenas nove em cada 100 pessoas foram vacinadas. Até hoje, mais de 1,1 bilhões de doses de vacina foram administradas globalmente, mas mais de 80% delas foram administradas em países de alta e média-alta renda, enquanto apenas 0,3% foram administradas em países de baixa renda.

Estamos em uma corrida para vacinar a maioria da população mundial para diminuir o número de mortes e antes que surjam variantes mais potentes da COVID-19, tornando as vacinas atuais ineficazes. Quanto mais rápido pudermos aumentar a oferta global de vacinas, mais rápido poderemos conter o vírus e menos chances teremos de enfrentar um dia quando as variantes se mostrarem resistentes às vacinas existentes. Como disse o Secretário Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, “ninguém está em segurança até que todas as pessoas estejam seguras”.

A isenção do Acordo sobre os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (conhecido pela sigla em inglês TRIPS) permitiria o compartilhamento de tecnologias, dados, conhecimento, patentes e outros direitos de propriedade intelectual em todo o mundo. O anúncio da administração norte-americana envia um sinal poderoso ao resto do G7 e à União Europeia para que também apoiem a renúncia ao acordo da Organização Mundial do Comércio e inspirar outros países a tomar uma posição poderosa em favor das pessoas antes dos lucros. Esta posição notável do governo dos EUA é um passo fundamental para uma Vacina Popular.

Para garantir que todas as pessoas, em qualquer lugar, tenham acesso a uma vacina que salve vidas, também precisamos ver um pool de tecnologia através do COVID-19 Technology Access Pool (Pool de acesso à tecnologia para a COVID-19) da Organização Mundial da Saúde, bem como financiamento para ajudar a construir uma rede de fabricação de vacinas nos países em desenvolvimento. Estas três ações podem, juntas, construir um sistema sustentável para vacinar o mundo, alcançar a imunidade necessária de rebanho e abrir os caminhos para que o mundo esteja mais bem preparado para futuras pandemias.

Como aprendemos com 40 anos de luta contra a AIDS, o acesso equitativo às tecnologias médicas é fundamental tanto para salvar vidas quanto para diminuir o impacto das doenças infecciosas sobre as pessoas, comunidades e nações.

Agradecemos ao Presidente Biden e sua administração pelas generosas promessas humanitárias feitas sobre a COVID-19 e pelo anúncio.

Foto cedida pela iniciativa People’s Vaccine.

Verified by MonsterInsights