Confira as ações do Dezembro Vermelho que tiveram apoio do UNAIDS

Para lembrar o Dia Mundial contra a AIDS (1º de dezembro) e o Dezembro Vermelho—em referência ao laço vermelho que simboliza a solidariedade de pessoas ao redor do mundo com a resposta à epidemia de AIDS—diversos eventos pelo país tiveram o apoio e participação do UNAIDS Brasil. Os eventos tiveram como foco principal o objetivo comum de por fim ao estigma e acabar com a epidemia de AIDS até 2030.

Confira abaixo algumas das principais ações:

  • 1ª Mostra Mais Arte Menos Aids

A Mostra “Mais Arte Menos Aids” reuniu uma série de artistas positivos no Parque Prefeito Mario Covas, em São Paulo, entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro. A iniciativa da Associação Paulista Viva e da Agência de Notícias da Aids, teve como objetivo utilizar a arte para falar de prevenção do HIV e da AIDS. Um dos destaques da Mostra, o painel “Populações-chave e HIV – Estratégias de prevenção para diminuir infecções”, que aconteceu no dia 30, contou com a participação do diretor interino do UNAIDS no Brasil, Cleiton Euzébio de Lima, do diretor da Aids Healthcare Foundation (AHF), Beto de Jesus, e do professor do Departamento de Culturas Ibérica e Latino-americanas da Universidade de Columbia, João Nemi. A discussão foi mediada pelo jornalista Lucas Bonanno.

  • III Encontro de Saúde/Prevenção IST/AIDS entre jovens LGBT+

A Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo realizou nos dias 28 e 29 de novembro, na cidade de São Paulo, o III Encontro de Saúde/Prevenção IST/AIDS entre Jovens LGBTs. O evento, que acontece desde 2017, teve como tema deste ano os “Desafios de Comunicação frente ao aumento das IST/HIV entre jovens LGBT”. O diretor interino do UNAIDS no Brasil, Cleiton Euzébio de Lima, participou da abertura e da mesa de discussão sobre “Campanhas de Prevenção em HIV/Aids: Desafios na Criação”. Também foram exibidos os filmes Laurence Anyways e o documentário Carta Para Além dos Muros.

  • Prudence Fest 2019

Pelo segundo ano seguido, o UNAIDS Brasil apoiou o Prudence Fest, o maior festival de música da América Latina na luta contra a AIDS. Realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o evento faz parte do calendário de ações que celebram o Dia Mundial contra a Aids na cidade de São Paulo. Organizado pela DKT International, fabricante da marca Prudence, o festival de música tem o objetivo de promover a conscientização sobre a prevenção do HIV, principalmente entre os jovens. Durante todo o evento, foram distribuídos preservativos e divulgadas mensagens sobre prevenção combinada.

  • 3ª Caminhada da AIDS em São Paulo

No dia 1º de dezembro, aconteceu em São Paulo a 3ª Caminhada da AIDS, uma iniciativa da Coordenação de Políticas LGBTI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, da Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação Políticas para a Diversidade Sexual, e que teve a participação e apoio de ONGs e coletivos de pessoas trans e LGBT, do UNAIDS e “arthivistas”—artistas que usam seu trabalho para promover o debate sobre HIV e sensibilizar as pessoas através da arte. O objetivo foi conscientizar a sociedade sobre o preconceito que ainda existe em relação às pessoas vivendo com HIV e com AIDS no país, além de reforçar a necessidade da prevenção. Foram realizados testes de HIV e consultas sobre os programas destinados à comunidade LGBTI na cidade de São Paulo.

  • Encontro Estadual de Comunicação em Prevenção Combinada

No dia 4 de dezembro, o UNAIDS Brasil participou do “Encontro Estadual de Comunicação em Prevenção Combinada para adolescentes e jovens”, que aconteceu em São Paulo (SP) e foi organizado pela ECOS—Comunicação e Sexualidade, em parceria com o Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP (CRT-SP). A iniciativa teve como principal objetivo apresentar ideias inovadoras em comunicação, prevenção combinada e juventudes.

  • Encontro RNTHTP em Recife

O UNAIDS apoiou o I Encontro Nacional da Rede Nacional de Mulheres Travestis e Transexuais e Homens Trans Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS, realizado em Recife, entre os dias 1º e 04 de dezembro. O evento inédito abordou o tema “Gerenciamento de Comportamento de Risco visando as Novas Estratégias de Prevenção Combinada relacionada às ISTs ao HIV e AIDS e as Hepatites Virais”. A convite do Grupo de Trabalho em Prevenção Posithivo (GTP+), a assessora de apoio Comunitário do UNAIDS no Brasil, Ariadne Ribeiro, assessora de apoio comunitário do UNAIDS no Brasil, participou juntamente com ativistas do movimento nacional de AIDS e transexuais, de um diálogo horizontal e propositivo sobre as novas tecnologias de prevenção no campo do HIV.

Verified by MonsterInsights