Michel Sidibé e George W. Bush visitam iniciativa de resposta ao câncer de colo do útero na África

A combinação entre HIV e câncer de colo do útero tem colocado a vida de muitas mulheres em risco. As duas doenças estão inextricavelmente ligadas, uma vez que as mulheres vivendo com HIV têm até cinco vezes mais probabilidades de desenvolver câncer do colo do útero.

Como parte dos esforços para garantir que as mulheres tenham informações precisas sobre o risco de câncer de colo do útero e HIV e tenham acesso a serviços integrados, o ex-Presidente George W. Bush e a sua esposa, Laura Bush, a Primeira Dama da Namíbia, Monica Geingos, o Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé, o Chefe de Gabinete do Fundo Global de Luta contra a AIDS, Tuberculose e Malária (Fundo Global), Marijke Wijnroks, e Celina Schocken, Presidente Executiva da Pink Ribbon Red Ribbon, visitaram o Hospital Central de Windhoek, na Namíbia, para conhecer os serviços de triagem e tratamento que terão início por lá nos próximos meses.

O ex-Presidente Bush foi o criador, em 2003, do Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Combate à AIDS (PEPFAR) , em 2003—o maior compromisso da história já assumido por um país com a resposta a uma única doença. A ONG Pink Ribbon Red Ribbon (Laço Rosa Laço Vermelho) foi lançada em 2011 pelo Instituto George W. Bush, com apoio do PEPFAR, da organização Susan G. Komen e do UNAIDS.

Durante a visita, representantes do Fundo Global e da Pink Ribbon Red Ribbon assinaram um acordo de colaboração que resultará em economias com eficiência de custos em programas de HIV que estão sendo usados para a expansão dos esforços na integração da triagem e do tratamento precoce do câncer de colo do útero em países onde o Fundo Mundial já apóia programas de HIV.

Michel Sidibé anunciou que o UNAIDS também apoiará os esforços com financiamento a redes de mulheres vivendo com HIV na Namíbia e com incentivos à mobilização, envolvimento e educação da comunidade para que as mulheres vivendo com HIV sejam incluídas e tenham acesso a serviços. Parte dos fundos também irá para reduzir o estigma e a discriminação em torno do HIV e do câncer no colo do útero para garantir que as mulheres possam ter acesso aos cuidados e ao apoio de que necessitam.

Contexto sobre HIV e câncer de colo do útero

Ambas as doenças são evitáveis ​​e podem ser tratadas de forma eficaz, mas apenas se detectadas precocemente. A infecção pelo HPV pode ser prevenida através da vacinação. Se a infecção ocorrer, os custos médicos diretos para detectar e remover o pré-câncer no colo do útero pode ser inferior a 25 dólares por pessoa. O HIV é evitável, mas se a infecção ocorrer, a resposta ao tratamento costuma ser boa—embora ela seja para o resto da vida—, e pode custar anualmente cerca de 100 dólares por pessoa por ano.

O programa de triagem e tratamento na Namíbia, por exemplo, permitirá que a equipe médica examine mulheres para lesões pré-cancerosas e as trate durante a mesma visita. O programa foi apoiado pela Pink Ribbon Red Ribbon, que é uma ONG parceira do UNAIDS nos esforços para ampliação do acesso a serviços de câncer no colo do útero e de mama em locais com recursos limitados.

A prevalência do HIV é estimada em mais de 13% na Namíbia e, em 2015, havia 120.000 mulheres vivendo com o vírus no país. O câncer no colo do útero é o segundo câncer mais comum entre as mulheres na Namíbia, atrás apenas do câncer de mama.

Citações

“A triagem e tratamento precoce para o câncer no colo do útero salva vidas. O UNAIDS está comprometido em garantir que as mulheres vivendo com HIV conheçam os riscos e tenham acesso temporário aos serviços de HIV e câncer de que necessitam. Esta abordagem integrada é crítica para sua saúde e bem-estar.”
Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS

“Esperamos que todo esse esforço continue salvando muitas vidas e construa melhores meios de subsistência. Atingindo os objetivos dessa parceria, nós demonstraremos nosso compromisso com o foco  nas necessidades de uma pessoa, uma família, uma comunidade, não de uma doença.”
Marijke Wijnroks Chefe de Gabinete, Fundo Global de luta contra a AIDS, Tuberculose e Malária

“O sucesso da Pink Ribbon Red Ribbon é baseado no compromisso dos governos e na força de suas parcerias. É através do apoio dos governos nos países onde trabalhamos que podemos ter impacto. Nós somos gratos pelo fato de o Fundo Global ter reprogramado o financiamento para o câncer de colo do útero na Namíbia e em outros países. Este financiamento ajudará os países a utilizar os recursos apropriados—equipamento, formação e capital humano—necessários para prevenir e tratar o câncer de colo do útero e para garantir que as mulheres levem vidas saudáveis e produtivas.”
Celina Schocken Diretor Executivo Pink Ribbon Red Ribbon

Verified by MonsterInsights