O UNAIDS é um dos apoiadores do lançamento do Dia #WhatWomenWant (#OqueAsMulheresQuerem), que passa a ser celebrado todo 6 de abril. Liderada pela Rede Athena, a iniciativa marcou também o lançamento do Relatório #WhatWomenWant—a transformative framework for women, girls and gender equality in the context of HIV and sexual and reproductive health and rights (na tradução livre para o português: #OqueAsMulheresQuerem—uma abordagem transformadora para mulheres, meninas e igualdade de gênero no contexto do HIV, da saúde sexual e reprodutiva, e dos direitos).
O relatório é baseado em seis meses de consultas com adolescentes e mulheres jovens em todo o mundo. Ele pede por investimento sustentável em parcerias lideradas por mulheres e pela sociedade civil, a fim de promover a igualdade de gênero e cumprir as metas ambiciosas estabelecidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A #WhatWomenWant é uma campanha online que utiliza as mídias sociais para ampliar as vozes de mulheres jovens, permitindo que elas compartilhem conhecimentos e experiências de vida, explorem soluções e construam redes fortalecidas em setores,movimentos e questões relacionadas a gênero.
Para participar, siga a conta @NetworkAthena e use a hashtag #WhatWomenWant.
O UNAIDS apoia esse esforço e continua a trabalhar com um vasto leque de parceiros, incluindo governos, sociedade civil, o Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Combate à AIDS e o Fundo Global de Luta contra a AIDS, Tuberculose e Malária, para garantir que mulheres e meninas em todo mundo se empoderem e se tornem capazes de se proteger do |HIV e que todas as mulheres e meninas que vivem com HIV tenham acesso imediato ao tratamento.
Citações
“O UNAIDS dá boas-vindas a esta plataforma criativa e participativa, liderada pela Rede Athena, empoderando meninas adolescentes e as mulheres jovens e amplificando sua mensagem. Vamos nos basear no conhecimento e nas soluções para meninas adolescentes e mulheres jovens e fazer com que a saúde sexual e reprodutiva, incluindo a prevenção do HIV e os serviços de tratamento, trabalhem para elas e com elas.”
Luisa Cabal, Assessora Especial para Direitos Humanos, Lei e Gênero, UNAIDS
“Os formuladores de políticas têm sempre sido capazes saber o que as mulheres precisam, mas agora é a nossa hora de falar abertamente sobre o que as mulheres querem.”
Anna Sango, Grupo de Trabalho #WhatWomenWant, Zimbabwe.
“As meninas adolescentes e as mulheres jovens precisam ter informação, segurança, liberdade, educação, direitos e autonomia para tomar decisões saudáveis e informadas sobre sua saúde e a trajetória de suas vidas.”
Ebony Johnson, Líderança e Relações Multilaterais, Rede Athena