UNAIDS ganha Prêmio Literário da Associação Médica Britânica pela terceira vez

Pelo segundo ano consecutivo e pela terceira vez, o UNAIDS recebe o Prêmio Literário da Associação Médica Britânica (conhecida pela sigla em inglês BMA). A premiação é para a publicação Como a AIDS mudou tudo (How AIDS Changed Everything), que se sagrou vice-campeã na categoria Escolha do Presidente e recebeu menção honrosa na categoria Saúde Pública. O prêmio Escolha do Presidente (President’s Choice Award) é uma honraria pessoal concedida pelo último presidente da BMA, Sir Al Aynsley Green, para os dois livros que mais o impressionaram no ano anterior.

Como a AIDS Mudou Tudo – ODM 6: 15 anos, 15 lições de esperança a partir da resposta à AIDS fala sobre como o mundo alcançou e superou as metas de AIDS dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) em 2015.

O livro cobre os 15 anos dos ODM e foi lançado em julho de 2015, quando o mundo alcançou 15 milhões de pessoas em tratamento para o HIV, um marco importante conquistado antes do prazo previsto.

“O mundo se comprometeu em frear e reverter a epidemia de AIDS”, disse Ban Ki-moon, Secretário-Geral das Nações Unidas, durante o lançamento. “Agora temos de nos comprometer em acabar com a epidemia de AIDS como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.”

Os jurados do BMA observaram que “este é um excelente livro, com alto nível de escrita e apresentação. Ele contém uma história abrangente da AIDS, da sua prevenção e os planos sugeridos para o futuro.”

Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS, disse: “Este prêmio reconhece as realizações da resposta à AIDS feitas sob os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e sob o trabalho de homens e mulheres que ajudaram a trazer essas conquistas.”

A Diretora de Comunicação e Advocacy Global do UNAIDS, Annemarie Hou, ao receber o prêmio em nome do UNAIDS, disse: “A resposta à AIDS traz consigo a palavra “juntos”, e este prêmio é para todas as pessoas que estão fazendo a diferença para acabar com essa epidemia.”

Principais marcos alcançados

Lançado em Adis Abeba, na Etiópia, paralelamente à III Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento, o relatório demonstra que a resposta ao HIV tem sido um dos investimentos mais inteligentes em saúde e desenvolvimento global, gerando resultados mensuráveis para as pessoas e economias. Ele também mostra que o mundo está a caminho de atingir a meta de investimento de 22 bilhões de dólares para a resposta à AIDS até 2015 e que uma ação planejada ao longo dos próximos cinco anos pode acabar com a epidemia de AIDS até 2030.

Como a AIDS mudou tudo – ODM 6: 15 anos, 15 lições de esperança a partir da resposta à AIDS comemora a conquista histórica de 15 milhões de pessoas em tratamento antirretroviral, uma realização considerada impossível por muitos quando os ODM foram estabelecidos em 2000. Ele também analisa o impacto incrível que a resposta à AIDS teve nas vidas e meios de subsistência das pessoas, em famílias, comunidades e economias, bem como a influência notável que a resposta à AIDS teve em muitos dos outros ODM.

O relatório inclui lições específicas para fazer avançar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como a necessidade urgente de aumentar e adiantar investimentos e agilizar os programas.

Alcance do ODM 6: deter e reverter a propagação do HIV

Em 2000, o mundo testemunhou um número extraordinário de novas infecções pelo HIV. Todos os dias, 8.500 pessoas eram infectadas com o vírus e 4.300 pessoas morriam de doenças relacionadas à AIDS. Como a AIDS mudou tudo descreve como, contra todas as probabilidades, os grandes aumentos nas novas infecções por HIV e mortes relacionadas à AIDS foram freados e revertidos.

Os países investiram pesadamente no monitoramento e avaliação de suas respostas ao HIV. Em 2014, 92% dos Estados-Membros das Nações Unidas reportaram dados de HIV para o UNAIDS.  O monitoramento de ponta da epidemia, o armazenamento e a divulgação de informações fizeram dos dados relativos ao HIV os mais robustos do mundo, muito mais completos do que de dados para qualquer outra doença. Isto não só permitiu ao mundo ter uma imagem clara das tendências do HIV, mas também permitiu que programas de HIV pudessem se adaptar às dinâmicas específicas da epidemia de cada país.

Como AIDS mudou tudo nos ODM 6: 15 anos, 15 lições de esperança a partir da resposta à AIDS é tanto um olhar para trás na viagem dos 15 anos, quanto um olhar para o futuro da resposta à AIDS e o caminho para acabar com a epidemia até 2030.

Esta publicação emblemática do UNAIDS foi lançada em um evento com a comunidade do Hospital Zewditu, em Addis Abeba, em 14 de julho 2015, com a presença do Secretário-Geral das Nações Unidas Ban Ki-moon, o ministro etíope da Saúde, Kesetebirhan Admassu, o Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé, e Abiyot Godana, Gerente de casos do Centro de Saúde Entoto.

Os prestigiados prêmios foram anunciados em uma cerimônia no dia 7 de setembro de 2016 na BMA House em Londres, Reino Unido. No evento anual, os prêmios têm o objetivo de incentivar e premiar a excelência na publicação médica, com reconhecimentos atribuídos em categorias e para o Livro do Ano e o Livro de Escolha do Presidente, todos feitos a partir de uma lista de livros finalistas.

Verified by MonsterInsights