Estudos mostram eficácia de antirretrovirais na prevenção ao HIV

O UNAIDS recebe com grande satisfação os resultados de ensaios científicos apresentados na Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI em inglês) deste ano, realizada em Seattle nos Estados Unidos da América. Dois estudos demonstram que o uso dos medicamentos antirretroviraistenofovir e emtricitabina quando utilizados como Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) possuem 86% de eficácia na prevenção de novas infecções pelo HIV entre homens que fazem sexo com homens (HSH).

Um terceiro estudo apontou 96% de eficácia na prevenção da infecção pelo vírus em casais sorodiscordantes (relacionamento entre uma pessoa vivendo com HIV com outra que não possui o vírus) quando o parceiro que é HIV negativo teve acesso à PrEP e o parceiro HIV positivo teve acesso à terapia antirretroviral.

“Estes novos resultados são um avanço significativo no progresso dos esforços para proporcionar opções efetivas de prevenção ao HIV para homens que fazem sexo com homens e casais sorodiscordantes”, disse Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS.

O UNAIDS congratula com entusiasmo os pesquisadores por terem concluído quatro grandes estudos sobre prevenção do HIV em populações que mais necessitam dela. Para homens que fazem sexo com homens com maior risco de infecção e para casais sorodiscordantes, a PrEP, oferecida como parte de um pacote de medidas de prevenção  ao HIV, é uma opção adicional altamente efetiva.

Para avançar nos esforços para acabar com a epidemia até 2030, o UNAIDS enfatiza a necessidade continuada de uma abordagem conjunta para a prevenção do HIV, incluindo abordagens biomédicas, estruturais e de mudanças de comportamento.

Leia as informações completas sobre em estudos aqui.

Verified by MonsterInsights