Mensagem do Secretário-Geral para o Dia Mundial da AIDS

Neste Dia Mundial da AIDS, saúdo o enorme progresso que o mundo tem feito na resposta esta epidemia. Este ano, líderes mundiais assumiram o compromisso de acabar com a AIDS até 2030. A iniciativa “Abordagem Rápida” lançada na última semana nos permitirá alcançar este objetivo.

Quase 14 milhões de pessoas em todo o mundo estão recebendo tratamentos de AIDS. Conseguimos reduzir as novas infeções da AIDS em 38% desde 2001. Prevenimos 1,16 milhão de infeções a recém-nascidos através de medicamentos antirretrovirais essenciais. Estamos no caminho para oferecer terapias antirretrovirais a 15 milhões de pessoas até 2015 e eliminar a transmissão de mãe para filho nos próximos anos. Graças à dedicação e energia de muitos parceiros, incluindo os da sociedade civil, continuamos combatendo e a removendo leis que estigmatizam e discriminam. O progresso está se acelarando.

No entanto, os ganhos permanecem frágeis. Existem 35 milhões de pessoas vivendo com HIV hoje e cerca de19 milhões delas não têm conhecimento que contrairam o vírus. Existem lacunas importantes em nossa resposta a grupos chave de pessoas. Duas em cada três crianças necessitam de tratamento e não dispõem do mesmo. As mulheres jovens são particularmente vulneráveis em muitos países com prevalência alta de HIV. A epidemia de AIDS está aumentando na Europa de Leste, Ásia Central e Oriente Médio, alimentada pelo estigma, discriminação e leis punitivas.  Ainda assim, o trabalho essencial dos sistemas comunictários e organizações de apoio muitas vezes não dispõe de apoio. Não podemos deixar ninguém para trás.

Estou satisfeito e orgulhoso ao observar que estamos no caminho certo. O legado da resposta à AIDS já é aparente enquanto confrontamos o vírus do ebola na África Ocidental. Temos conhecimento de que os sistemas médicos não são suficientes para oferecer cuidados de saúde robustos. A justiça social, a democratização da ciência, uma responsabilidade partilhada para o financiamento, direitos humanos, igualdade de gênero e uma abordagem centrada nas pessoas, são todas lições que temos aprendido na resposta à AIDS que tem sido aplicada em todos os sentidos, incluindo em nossas discussões para a agenda de desenvolvimento do pós-2015.

Neste Dia Mundial da AIDS, apelo aos líderes mundiais para se unirem nesta causa comum. Há uma luz ao fundo do túnel. Estabelecemos uma meta concreta. Vamos todos acabar com a AIDS até 2030.
——————
http://www.un.org/en/events/aidsday/
http://www.who.int/campaigns/aids-day/2014/event/en/

Verified by MonsterInsights