No Carnaval, prevenção dá samba! UNAIDS lança campanha para promover os métodos combinados de prevenção do HIV

O Carnaval é um momento de alegria e descontração, mas também requer cuidados especiais, especialmente quando se trata de saúde pública. Com o objetivo de conscientizar e promover práticas de prevenção do HIV eficazes durante as festividades, o UNAIDS lança a campanha “No Carnaval, prevenção dá samba!”.

A iniciativa visa alcançar principalmente o público jovem, que muitas vezes está mais exposto a comportamentos de risco, como o consumo de álcool, o uso de drogas recreativas e relações sexuais sem proteção.

Mas afinal, o que são Métodos Combinados de Prevenção?

Métodos Combinados de Prevenção envolve a adoção de múltiplas estratégias para reduzir o risco de infecção pelo HIV. Isso inclui, por exemplo, o uso consistente e correto de preservativos, a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e a PEP (Profilaxia Pós-Exposição).

O uso de preservativos, por exemplo, continua sendo uma das formas mais eficazes de prevenção do HIV e, também, de outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a sífilis, a gonorreia e alguns tipos de hepatites. Além disso, evitam uma gravidez não planejada. Preservativos são distribuídos gratuitamente em qualquer serviço público de saúde. Caso você não saiba onde retirá-los, ligue para o Disque Saúde (136).

Já a PrEP é uma estratégia em que medicamentos antirretrovirais são tomados preventivamente para evitar que o vírus se instale no corpo caso role uma exposição de risco ao HIV. A pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras IST.

Para saber mais sobre este método, acesse a aba PrEP aqui.

A PEP, por sua vez, é uma medida emergencial que consiste na administração de medicamentos antirretrovirais logo após uma possível exposição ao HIV, como em casos de relações sexuais desprotegidas, violência sexual ou acidentes com material perfurocortantes.

Para saber mais sobre este método, acesse a aba PEP aqui.

Abaixo, algumas peças da campanha “No Carnaval, prevenção dá samba!”.

Lembrando que todos esses métodos combinados de prevenção do HIV são distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É um direito seu ter acesso a elas com zero discriminação!

A campanha “No Carnaval, prevenção dá samba!” contará com uma série de postagens nas redes sociais do UNAIDS e outras agências, fundos e programas da ONU, destacando cada um desses métodos combinados de prevenção em sequência.

Junte-se a nós nessa iniciativa usando a hashtag #prevencaodasamba para compartilhar suas práticas de prevenção e ajudar a espalhar essa importante mensagem.

No Carnaval, prevenção dá samba, sim, e garantir a saúde é fundamental para aproveitar tudo o que a folia pode oferecer com responsabilidade.

Acompanhe nas nossas redes sociais todas as publicações que serão lançadas durante o carnaval.

Verified by MonsterInsights