UNAIDS, UNESCO e UFRR abrem inscrições para o módulo III do Curso “Saúde, Educação e Migração: Vulnerabilidades, Diversidade e Direitos”

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Universidade Federal de Roraima (UFRR) abrem inscrições para o Módulo III do curso de extensão “Saúde, Educação e Migração: Vulnerabilidades, Diversidade e Direitos”. Esse é o terceiro e último módulo do curso, que teve início em outubro de 2022.

As oficinas têm como objetivo estabelecer redes e trocas de saberes nas temáticas de saúde, educação e migração. Para isso, serão usadas metodologias ativas e participativas, na direção de uma convivência intercultural baseada no respeito e no acolhimento.

Entre os temas abordados estão “diversidade e acesso”, “barreiras de acesso”, “oficinas práticas no campo da prevenção combinada e saúde sexual e reprodutiva” e “comunicação e direitos”.

O número de pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela que cruzaram as fronteiras brasileiras retomou os níveis pré-pandemia de COVID-19, de acordo com o Plano de Resposta para Refugiados e Migrantes 2023-2024 (RMRP, da sigla em inglês), da Organização das Nações Unidas (ONU), que apoia os trabalhos da Operação Acolhida no Brasil. Entre janeiro e agosto de 2022, uma média de 12.851 venezuelanos e venezuelanas cruzaram as fronteiras brasileiras todos os meses.

O documento, publicado em março de 2023, destaca as necessidades de grupos populacionais mais vulneráveis, bem como as estratégias de resposta das diversas plataformas e grupos setoriais.

O módulo III contará com 100 vagas e acontecerá de forma presencial e virtual na UFRR, em Boa Vista, Roraima. As oficinas vão acontecer todas as manhãs, das 8h às 12h, na UFRR. As inscrições tiveram o prazo de inscrição estendido até o dia 18/05, realizadas exclusivamente neste link.

Pessoas da comunidade local, lideranças refugiadas e migrantes, jovens com ensino secundário e pessoas na graduação terão prioridade nas inscrições.

Abaixo, seguem materiais com os temas e cronograma das aulas.

Verified by MonsterInsights