Plataforma de compartilhamento sobre saúde do UNAIDS promove o diálogo sobre como conectar o financiamento às inovações mais críticas na área da saúde

Próximo a uma sessão especial da Assembleia Mundial da Saúde sobre a preparação para pandemias, o Health Innovation Exchange (HIEx), plataforma de compartilhamento sobre saúde do UNAIDS, promoveu um diálogo entre as principais lideranças dos setores público e privado sobre a importância de inovações e investimentos para sistemas de saúde resilientes. O diálogo permitiu que pessoas que formulam políticas pudessem trocar experiências com organizações financiadoras, e traz inovações sobre novos modelos de financiamento para construção de ecossistemas para ampliar o acesso aos cuidados de saúde e conectar parcerias de financiamento às inovações essenciais.

“A COVID-19 não foi apenas um alerta para nossa preparação global para a pandemia, foi um alerta para todos os sistemas de saúde em todo o mundo que, se não abracemos a tecnologia que está ao nosso alcance, estaremos multiplicando o número de pessoas vitimadas pela COVID-19. A saúde é uma das poucas indústrias que restam para fazer esta transição e a COVID-19 nos deu o catalisador vital para fazê-lo”, disse Joe Stringer, o sócio da Octopus Ventures.

A pandemia da COVID-19 ressaltou a fragilidade dos sistemas de saúde em todo o mundo e destacou a importância crítica de construir resiliência. A sessão especial da Assembleia Mundial da Saúde reuniu países para discutir um tratado sobre pandemias, com a esperança de chegar a um acordo sobre uma nova arquitetura global que possa ajudar a prevenir futuros problemas de saúde mundiais.

Para evitar futuras pandemias, será necessário aumentar os investimentos na construção de sistemas de saúde que sejam fortes. A pandemia de COVID-19 demonstrou o potencial de inovação, desde o uso de inteligência artificial para diagnóstico, passando pelo rápido redirecionamento das plataformas de telemedicina para o treinamento de profissionais de saúde, e o desenvolvimento de novas vacinas e terapias. Também reforçou a importância de conectar as comunidades e os setores público e privado na construção da confiança e na entrega em escala.

“Criar um ecossistema de inovação forte e funcional junto com novos modelos de financiamento que aumentem os investimentos públicos e privados para causar impacto é essencial para evitar futuras pandemias e permitir que os países alcancem suas metas de saúde”

Pradeep Kakkattil, diretor do Escritório de Inovações do UNAIDS e cofundador do HIEx

“Precisamos investir em inovações que possam ajudar a ampliar rapidamente o acesso aos cuidados de saúde para todas as pessoas”, disse Pradeep Kakkattil, diretor do Escritório de Inovações do UNAIDS e cofundador do HIEx.

Através da exploração de exemplos práticos sobre o papel que as inovações, soluções digitais de saúde digitais e como funciona o desempenho nos sistemas de saúde, o evento mostrou inovações excepcionais com o potencial de transformar os sistemas de saúde. Estas inovações de alto potencial incluíram uma solução segura de transporte de última geração para produtos biológicos essenciais como vacinas e medicamentos (Blackfrog Technologies), uma plataforma virtual que permite intercâmbio clínico e colaboração cirúrgica em tempo real (Proximie), uma tecnologia inovadora de iluminação que higieniza espaços (BIOVITAE), soluções de diagnóstico acessíveis (Molbio Diagnostics), logística baseada em drones para cuidados de saúde (RigiTech) e dados em tempo real sobre desafios de cuidados de saúde e qualidade de serviços fornecido pelas comunidades (Dure Technologies), entre outros. Apesar das diversas áreas temáticas, um fio comum que conecta essas inovações é a necessidade subjacente de construir soluções que abordem os desafios globais da saúde e aumentem a preparação para pandemias.

“A COVID-19 nos ensinou que soluções inovadoras para combater pandemias são essenciais. Inovadores e inovadoras locais têm mais estrutura para criar essas soluções para suas próprias comunidades, mas muitas vezes carecem de recursos fora dos ecossistemas de inovação maduros, principalmente o acesso ao capital inicial”, disse Andrew Nerlinger, sócio-gerente do Global Health Security Fund. “O setor privado não pode simplesmente ficar de braços cruzados e assistir. Precisamos apoiar essas inovações investindo ao mesmo tempo em que construímos confiança em outras pessoas e organizações investidoras de impacto para fazer o mesmo.”

Reconhecendo o papel integral que as inovações em saúde desempenham no fortalecimento dos sistemas de saúde, a StartupBlink e HIEx lançaram o Coronavirus Resilience Innovation Map (Mapa de Inovação da Resiliência do Coronavírus, na tradução livre para o português). A iniciativa é um mapeamento dinâmico de inovações e start-ups do setor privado que tem fortalecido as capacidades de muitos países em responder a crises de saúde. O mapa também aponta os locais onde as inovações relacionadas à COVID-19 foram criadas, com classificações preliminares de produção de inovações em 150 cidades e 60 países. O abrangente banco de dados pode permitir que quem investe, quem fórmula políticas e lideranças se conectem com inovações relevantes para identificar lacunas e avançar nos objetivos compartilhados de cuidados de saúde.

De acordo com seu papel como conector global de saúde e inovação, a HIEx também utilizou o evento para apresentar uma série de novas iniciativas, inovações e parcerias que formarão peças-chave do futuro ecossistema de inovação em saúde e como têm potencial para trabalhar com países para melhorar seus resultados em saúde e que fortalecem a rede de parcerias da HIEx.

A HIEx e a Tata Consultancy Services serão parceiras em uma iniciativa chamada Specialized and Proficient Integrated Network of Experts, SPINE, (Rede Integrada de Especialistas Especializados e Proficientes, na tradução livre para o português) para a saúde e o bem-estar, a fim de alavancar o conhecimento especializado em todos os setores ao redor do mundo para desenvolver inovações e soluções para ampliar o acesso aos cuidados com a saúde. A SPINE estará disponível para os países para criar protótipos de inovações a fim de enfrentar seus desafios específicos de saúde.

A HIEx também fará parceria com Health in your Hands, iniciativa desenvolvida com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 3: saúde e bem estar. A parceria reunirá os respectivos canais de inovação em saúde das duas entidades para facilitar a colaboração efetiva entre as inovações em termos de escala e impacto.

HIEx é uma plataforma de parceria iniciada pelo UNAIDS que reúne pessoas formuladoras de políticas, inovadoras e investidoras para alavancar inovações em saúde e investimentos para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Ela fomenta parcerias público-privadas que podem ajudar a escalar tecnologias e inovações comprovadas para maximizar o alcance e o impacto na saúde, especialmente para as comunidades mais vulneráveis.

Verified by MonsterInsights