Lacunas no tratamento da tuberculose para pessoas vivendo com HIV em alguns países

Todas (100%) das pessoas que vivem com HIV e que iniciaram recentemente a terapia antirretroviral devem receber tratamento preventivo da tuberculose ou tratamento da tuberculose—juntos, eles representam “cuidados ideais com a tuberculose”. A barra verde mostra a porcentagem de pessoas iniciadas recentemente na terapia antirretroviral que não receberam o tratamento ideal contra a tuberculose e estão vulneráveis a ficar doentes ou morrer de tuberculose.

Todas as pessoas que vivem com HIV e que iniciaram recentemente a terapia antirretroviral devem receber “tratamento ideal para a TB” – seja tratamento preventivo da TB ou tratamento da TB. Desde 2012, a Organização Mundial da Saúde recomenda que todas as pessoas recém-diagnosticadas com o HIV devem ser submetidas a uma triagem para tuberculose. Se elas não apresentarem sintomas de TB (tosse, tosse com sangue, febre, suores noturnos, perda de peso, dores no peito, falta de ar ou fadiga), devem receber tratamento preventivo contra a TB. Se essas pessoas tiverem algum sintoma de tuberculose, devem ser avaliadas e diagnosticadas para a TB. Se for descoberto que essas pessoas têm tuberculose, devem ser iniciadas imediatamente no tratamento da tuberculose. Se não houver evidência de TB, devem ser iniciadas com o tratamento preventivo da TB.

A tuberculose é a causa mais comum de hospitalização e morte entre as pessoas que vivem com HIV. Em 2019, a TB foi responsável por 208 mil (30%) das mortes relacionadas à AIDS. No entanto, a TB é curável e evitável. O tratamento preventivo da TB reduz o risco de desenvolver a doença e pode reduzir em quase 40% as mortes entre as pessoas que vivem com HIV. Sem tratamento, uma pessoa que vive com HIV que tem a doença da tuberculose tem altas chances de morrer.

Verified by MonsterInsights