“Devemos retomar a economia global e nos recuperarmos de forma conjunta da COVID-19”

A Diretora Executiva do UNAIDS reage à notícia de acordos secretos feitos por alguns países com grandes empresas farmacêuticas sobre potenciais vacinas para a COVID-19. É do interesse de todos os países cooperar, não competir, para que a recuperação desta pandemia aconteça de forma conjunta e solidária.

Para legendas em português, ative o CC (closed caption) no Youtube, ou confira abaixo seu discurso na íntegra.

“Olá, sou Winnie Byanyima e lidero o trabalho das Nações Unidas sobre HIV e AIDS. Hoje quero compartihar algumas reflexões sobre a recuperação econômica desta pandemia de COVID-19.

Esta crise tem destacado o quanto nossas economias dependem de uma base sólida de saúde e de liberdade. Essa base não é individual, mas coletiva. É um bem público.

A recuperação econômica após a Covid-19 exige que cada pessoa receba os cuidados de saúde de que necessita. Todas as vacinas e tratamentos devem ser gratuitos para todas as pessoas.

Ficamos felizes quando os países europeus aceitaram os princípios de uma vacina popular. Contudo, alguns outros já estão fazendo acordos secretos para centenas de milhões de doses para si mesmos.

O nacionalismo de vacinas vê isso como uma corrida, mas quem vence são as grandes corporações farmacêuticas. Não precisamos competir para ver quais pessoas serão vacinadas primeiro se evitarmos o acúmulo de propriedade intelectual e expandirmos a capacidade de fabricação e distribuição em todas as regiões.

A Europa concordou em investir 2 trilhões de dólares em sua própria recuperação isso representa 40 vezes mais do que seu orçamento de ajuda externa. Vários países europeus estão cortando esta ajuda.

Enquanto isso, muitos países em desenvolvimento estão gastando mais com o pagamento de dívidas do que com saúde, educação e proteção social juntos.

A fome está aumentando.

A Europa está avançando rapidamente enquanto outros países afundam. Para não deixar ninguém para trás, precisamos de um plano global combinando a ajuda externa com o massivo cancelamento de dívidas para países de baixa e média renda , de todas as categorias de credores.

Também precisamos de uma reforma tributária global ambiciosa. Devemos retomar a economia global e nos recuperar de forma conjunta.”

Verified by MonsterInsights