Uma voz poderosa na resposta à AIDS

Em setembro de 2018, durante o Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), em Pequim, a primeira-dama da China, a professora Peng Liyuan, e as primeiras-damas da África, iluminaram um laço vermelho, no centro da sala de reuniões, para lançar oficialmente a Iniciativa Conjunta do Encontro Temático China-África para Prevenção e Controle do HIV/AIDS.

A cúpula da FOCAC, em 2018, reuniu-se com 20 chefes de estado e primeiras-damas para debater uma parceria mais próxima entre a China e os países africanos, incluindo questões relacionados à saúde. Durante a reunião temática, a professora Peng anunciou uma campanha de três anos de prevenção do HIV entre os adolescentes, com início em 2019, bem como um programa comunitário de promoção da saúde envolvendo a China, vários países africanos e organizações internacionais, incluindo o UNAIDS.

Por mais de dez anos, a professora Peng tem tido um interesse particular em reduzir o impacto do HIV entre crianças e adolescentes, especialmente crianças órfas pela AIDS. Em 2016, ela apoiou a organização do Acampamento de Verão China-África, que reuniu crianças afetadas ou vivendo com HIV da China, Gana, África do Sul e Zimbábue. Durante o acampamento, a primeira-dama ajudou a lançar a versão chinesa de “Bravest Boy I Know” (“O menino mais corajoso que conheço”, na tradução literal para o português), um livro que ajuda crianças a entender os problemas relacionados ao HIV e reduzir o estigma e a discrimininação enfrentados pelas crianças afetadas pelo vírus.

Em 2015, a professora Peng participou da Organização das Primeiras-Damas Africanas contra o HIV/AIDS (OAFLA) em Joanesburgo, na África do Sul, onde destacou a importância de quatro questões fundamentais para acabar com a AIDS até 2030: acesso universal ao tratamento do HIV, informação pública e educação, oportunidades educacionais para adolescentes e desenvolvimento econômico para eliminar a pobreza.

Junto com os embaixadores nacionais do Laço Vermelho, a professora Peng, por muitos anos, tem visitado comunidades pela China, incluindo escolas e universidades, para trazer consicência sobre a prevenção do HIV e a redução do estigma e a discriminação associados ao vírus.

Uma aclamada cantora soprano, a professora Peng tem provado ser uma voz poderosa para aqueles que vivem ou são afetados pelo HIV. Ela é Embaixadora da Boa Vontade da Organização Mundial da Saúde para Tuberculose e HIV/AIDS desde 2011. Em 2017, recebeu o Prêmio do UNAIDS de desempenho excepcional em reconhecimento a sua contribuição à resposta.

“Um coração carinhoso é nossa maior arma contra a AIDS”, disse ao receber o prêmio. “Nós podemos salvar vidas se entrarmos em ação. Nós devemos ter sucesso e nós teremos sucesso.”

Créditos da foto: Divulgação Pessoal/Twitter @aishambuhari

Verified by MonsterInsights