Laços de intimidade, livres do HIV

“Eu pensei que nunca seria feliz novamente”, disse Mei Zi, que atualmente vive com HIV e é mãe de um garoto muito animado. Ela chama seu filho de “anjo calmo”, pois ele não fala muito. Mei Zi diz que “anjo calmo” é como um presente de Deus.

Mei Zi conheceu o marido dois anos depois de descobrir que estava vivendo com HIV. Depois do casamento, ela foi morar com o marido em Pequim, na China, onde ele trabalhava. Ela se lembra de ter recebido uma jaqueta vermelha de presente do marido quando saiu do trem em Pequim. A lembrança ainda está fresca, apesar de ter sido há muito tempo.

Logo após seu casamento, Mei Zi ficou grávida. Embora seu médico tenha dito que ela poderia tomar remédios para garantir que seu bebê nascesse livre do HIV, ela tomou a dolorosa decisão de interromper a gravidez. Ela e o marido viviam com o HIV e, além disso, ela vivia com hepatite C.

Mei Zi tirou da cabeça a ideia de ter filhos, mas cinco anos depois, um teste mostrou que ela estava grávida.

Mei Zi foi tratada como qualquer outra gestante do hospital. Ela decidiu fazer o tratamento para garantir que o bebê nascesse livre do HIV e para tratar a hepatite após a chegada do bebê.

Por causa da hepatite, Mei Zi fez uma cesariana na 34ª semana de gravidez. Ela estava com medo da cirurgia, mas ansiosa para ver seu bebê.

“Quando a porta da sala de cirurgia foi aberta, comecei a chorar”, disse Mei Zi. “Eu senti que a porta era algo entre a vida e a morte.” Quando o médico lhe apresentou o recém-nascido, ela não podia acreditar que era verdade—um bebê saudável, e que nascera sem HIV.

A Rede Chinesa de Mulheres contra a AIDS (WNAC na sigla em inglês) está se esforçando para garantir que mais mulheres vivendo com HIV e hepatite C estejam cientes de que podem ter filhos saudáveis e receber apoio para isso.

O WNAC foi criada em 2009 com o apoio do UNAIDS, e consiste em 27 organizações comunitárias de mulheres em 12 províncias da China. É uma plataforma que reúne e defende as mulheres que vivem com HIV e garante que as mulheres recebam a ajuda e o apoio de que precisam para ter acesso a cuidados de saúde adequados e dar à luz a bebês livres do HIV.

Mei Zi realizou seu sonho de ter um filho saudável, mas não foi por acaso. O apoio que ela recebeu do seu prestador de serviços de saúde, WNAC, organizações integrantes da Rede e muitos outros grupos comunitários, tornaram isso possível.

“Anjo calmo” tem agora quatro anos e meio, e é enérgico e curioso sobre o mundo.

Verified by MonsterInsights