Despesas pagas do próprio bolso dificultam o acesso aos serviços de HIV

As taxas de utilização e outras despesas não reembolsáveis,  definidas como pagamentos diretos efetuados por pessoas a prestadores de serviços de saúde no momento da utilização do serviço,  são os maiores obstáculos para as pessoas que fazem o teste de HIV, para as pessoas que vivem com o HIV e estão recebendo tratamento e para pessoas vivendo com HIV retidas nos serviços de tratamento e cuidados.  

Mesmo que os medicamentos antirretrovirais estejam disponíveis gratuitamente, as taxas para testes de diagnóstico, consultas e medicamentos para infecções oportunistas têm um enorme impacto sobre as pessoas que vivem com uma renda menor.  

As taxas cobradas dos usuários também mostraram reduzir o acesso aos serviços de saúde de forma mais ampla entre os mais vulneráveis dentro da sociedade. Os pagamentos não reembolsáveis representam uma proporção substancial do gasto total em saúde em todas as regiões e, em alguns países de renda baixa e média, estima-se que os gastos diretos privados representem mais de 60% do gasto total em saúde.  

De acordo com o Banco Mundial, cerca de 3,4 bilhões de pessoas em todo o mundo que ganham 5,50 dólares por dia ou menos estão, muitas vezes, a uma conta médica de afundarem de vez na pobreza.  

Foto de capa: UN Photo – Isaac Billy 

Verified by MonsterInsights