Glória Maria é nomeada Embaixadora de Boa Vontade do UNAIDS

A jornalista Glória Maria é a mais nova Embaixadora de Boa Vontade do UNAIDS no Brasil. A cerimônia de nomeação aconteceu nesta terça-feira (30/5), durante o evento #EseFosseComVocê?, realiizado pelo UNAIDS em parceria com a Embaixada do Reino Unido no Brasil, em São Paulo. Glória se junta ao seleto time de celebridades comprometidas com as ações do UNAIDS na resposta ao HIV e à discriminação. Além dos brasileiros Mateus Solano e Wanessa Camargo, fazem parte do grupo de Embaixadores de Boa Vontade do UNAIDS personalidades como Victoria Beckham, Annie Lennox, Naomi Watts, a princesa Stéphanie de Mônaco, entre outros.

Depois de moderar três blocos da série de conversas inspiradoras #EseFosseComVocê?, que contou com a participação de youtubers, influenciadores e ativistas virtuais, Glória recebeu as boas-vindas da Diretora do UNAIDS, Georgiana Braga-Orillard, acompanhada da também Embaixadora de Boa Vontade do UNAIDS Wanessa Camargo.

Glória Maria recebe o certificado de Embaixadora de Boa Vontade de Georgiana Braga-Orillard, Diretora do UNAIDS no Brasil. Foto: Flow Cinema/UNAIDS Brasil

“Estamos muito felizes por você ter aceitado esse desafio de estar aqui ao vivo e de fazer parte do nosso time. Com todo mundo que a gente fala e conversa, você é uma unanimidade, por ser um exemplo vivo de Zero Discriminação”, disse a diretora do UNAIDS no Brasil.

“É o mínimo que a gente pode fazer. Se cada um de  nós fizer um pouquinho, podemos tentar melhorar essa situação. Eu sou um exemplo de que a gente precisa lutar contra a discriminação, mas a gente precisa lutar com atos”, disse Glória ao aceitar o convite. “E como eu nasci, cresci e aprendi a viver com luta, eu aceito esse desafio. Tudo o que eu puder fazer para diminuir a discriminação, eu vou estar aqui com a alma aberta.”

O ator Mateus Solano, outro integrante do time de Embaixadores do UNAIDS, marcou sua participação com um vídeo enviado do Projac, onde estava gravando cenas da nova novela das sete na TV Globo. “Glória, querida, é uma pena eu não poder estar aí nesse momento importante. Queria te dar boas-vindas para nosso time, do qual eu e Wanessa já fazemos parte”, disse Solano na mensagem em vídeo. “É muito bom saber que com seu carisma, seu humor, toda sua alegria, sua experiência e seu talento, você vai nos ajudar nessa caminhada contra a discriminação e das campanhas do UNAIDS na resposta ao HIV.”

Wanessa Camargo dá as boas-vindas a Glória Maria ao time de Embaixadores de Boa Vontade do UNAIDS no Brasil. Foto: Flow Cinema/UNAIDS Brasil

Ainda durante a cerimônia, Wanessa Camargo também falou sobre a nomeação de Glória e sobre sua experiência de quase dois anos como Embaixadora de Boa Vontade do UNAIDS. “Quando eu cheguei, eu cheguei bem ‘cruzinha’. Só na boa vontade. É um tema que me interessava muito porque eu tenho um público LGBTI+ que amo e que sofre muito com a discriminação”, disse Wanessa. “O UNAIDS tem me educado como ser humano e tenho aprendido e levado isso para minha vida. Você vai sentir que é muito gratificante, a passinhos  lentos, mas a gente chega lá. E quando a gente percebe que conseguiu atingir alguém, transformar uma pessoa, o discurso de alguém, o coração de alguém, não tem nada melhor do que você saber que é uma sementinha ali plantada.”

Os Embaixadores de Boa Vontade são personalidades do mundo das artes, música, filmes, esportes, jornalismo e literatura que dedicam parte de seu tempo e sua imagem a causas humanitárias. No caso do UNAIDS, as atividades dos Embaixadores envolvem o apoio na promoção de estratégias de prevenção, testagem e tratamento do HIV, assim como de mensagens que nos ajudem a eliminação de toda e qualquer forma de discriminação, um dos principais obstáculos para o pleno acesso a serviços de saúde.

Glória Maria

Glória Maria é nomeada Embaixadora de Boa Vontade do UNAIDS no Brasil. Foto: Flow Cinema/UNAIDS Brasil

Glória Maria foi apontada por uma pesquisa da Revista Imprensa como a jornalista mais querida da TV brasileira. Já comandou o RJTV, o Bom Dia Rio, Jornal Nacional e em quatro décadas a serviço do telejornalismo, explorou desde histórias da vida cotidiana a reportagens sobre grandes eventos como Copas do Mundo, Olimpíadas, guerras, entre inúmeros outros eventos.

Primeira mulher negra a apresentar um telejornal no Brasil e primeira mulher a cobrir uma guerra na televisão brasileira (guerra das Malvinas), Glória Maria acostumou-se desde sempre a romper formatos estabelecidos. Entrevistou algumas das maiores personalidades do planeta como o ex-presidente americanos Jimmy Carter, o ex-primeiro ministro de Israel Isaac Rabin, o roqueiro Mick Jagger, o ator Harrison Ford, Michael Jackson, Freddie Mercury, Nicole Kidman, Leonardo DiCaprio e muitos outros.

Veja como foram as nomeações de Wanessa Camargo,  em dezembro de 2015, e de Mateus Solano, em agosto de 2014.

Verified by MonsterInsights