Wanessa será nomeada embaixadora da ONU durante celebrações de 1º de dezembro em Brasília

O time de Embaixadores do UNAIDS ganha hoje uma nova integrante: a cantora Wanessa. A cerimônia ofiical de nomeação acontecerá no Museu Nacional, em Brasília, às 20h, como parte das celebrações do UNAIDS para o dia 1º de dezembro – Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

Wanessa será uma das convidadas de honra para a inauguração da expoisção fotográfica nacional Positivo na Lata: Revelando a Vida, organizada pelo Instituto Bogea, um dos parceiros do UNAIDS no evento. A exposição reune cerca de 30 fotos feitas por jovens soropositivos durante oficinas de fotografia do projeto Positivo na Lata, realizadas em Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Wanessa se junta ao seleto time de celebridades comprometidas com as ações do UNAIDS na resposta ao HIV e à discriminação. Além dos brasileiros Mateus Solano e David Luiz, fazem parte do grupo de Embaixadores de Boa Vontade do UNAIDS personalidades como Victoria Beckham, Annie Lennox, Naomi Watts, a princesa Stéphanie de Monaco, entre outros.

Ao longo de seus 15 anos de carreira, Wanessa construiu uma relação sólida com o público jovem Uma de suas principais missões como Embaixadora do UNAIDS será levar até este grupo mensagens sobre prevenção, cuidados com a saúde e, principalmente, sobre a necessidade de construção de um mundo livre de preconceito e discriminação.

Para a Diretora do UNAIDS, Georgiana Braga-Orillard, o grande desafio de todos os envolvidos na resposta à AIDS é adaptar a linguagem ao público jovem, para que as campanhas de informação e sensibilização não apenas cheguem até estas pessoas, mas que sejam capazes de engajá-las na prevenção e na eliminação do preconceito e da discriminação. “Será muito importante contar com o apoio da Wanessa nesse desafio porque ela está em contato direto com este público, conhece a linguagem e os anseios deles, além, é claro, de estar ter se mostrada muito empenhada no cumprimento de sua missão como Embaixadora”, destaca.

A primeira vez que Wanessa trabalhou com a questão da AIDS foi em 2003, quando participou da campanha que incentivava os brasileiros a fazerem o teste para o HIV. No decorrer de sua carreira, Wanessa também foi defensora da Mata Atlântica e participou de campanhas do Ministério da Saúde sobre amamentação e doação de sangue, além de ter sido o rosto da campanha feita pelo Estado de São Paulo para incentivo à leitura.

“Estou muito honrada com esta missão e me sinto muito feliz de exercer esta função de Embaixadora ao lado de pessoas que admiro tanto, como o Mateus Solano”, disse Wanessa. “Vou me empenhar para levar as mensagens do UNAIDS aos meus fãs e seguidores, seja nos show, seja pela TV ou pelas mídias sociais. Eu falo sobre o fim do preconceito e da discriminação em relação ao HIV porque, só assim, conseguiremos vencer o vírus.”

Visita a Brasília

Além de participar da cerimônia de nomeação, a nova Embaixadora do UNAIDS estará na Casa da ONU em Brasília para encontros com o Coordenador Residente do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic, e com jovens do Curso de Formação de Jovens Lideranças, realizado em parceria entre o UNAIDS, UNICEF, UNESCO e Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Na quarta-feira (2/12), Wanessa visitará uma das brinquedotecas da ONG Amigos da Vida, que acolhe crianças vivendo com HIV e outras crianças em tratamento para outras doenças crônicas.

#EuFaloSobre

Idealizada por jovens do Projeto Boa Sorte, a hashtag foi abraçada pelas redes sociais de diversos organismos da ONU no Brasil, entre eles, UNICEF e Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), além de diversos outros jovens e influenciadores on-line de todo o Brasil.

Utilizando a hashtag #EuFaloSobre, Wanessa também se une ao movimento para reforçar a importância do diálogo e reduzir o preconceito, o estigma e a discriminação, sensibilizando os jovens para que conheçam o diagnóstico deles sobre o HIV, saibam o que significa o início precoce do tratamento e conquistem qualidade de vida, mesmo vivendo com o vírus.

Acompanhe a mobilização nas redes sociais do UNAIDS (@unaidsbrasil, no Twitter e Instagram, e /UNAIDSBrasil no Facebook) e também pelas redes sociais do UNICEF (@unicefbrasil) e ONU Brasil (@onubrasil)

Acesse o comunicado de imprensa completo aqui.

Verified by MonsterInsights