Por muito tempo a infectologia foi uma especialidade médica distante do cotidiano da maioria das pessoas. A pandemia de COVID-19 mudou repentinamente este panorama, com infectologistas recebendo chamados da imprensa quase diariamente para compartilhar seu conhecimento e orientações. Mas antes disso, outra pandemia, a de HIV/AIDS, mobilizou a atenção desta categoria médica, que se viu frente a um desafio global igualmente urgente.

Em 11 de abril é celebrado o Dia do Infectologista e em reconhecimento à importância da categoria, a equipe do UNAIDS conversou com o Dr. Vinícius Borges, mais conhecido como Doutor Maravilha.

Leia Mais

O Edital Fast-Track Cities, lançado pelo UNAIDS em 12 de março, recebeu propostas representativas de três regiões do Brasil: Norte, Nordeste e Sul.

A deliberação final do Comitê indicou as cinco propostas contempladas pelo Edital. São elas:

Leia Mais

Quem acompanhou o seriado “Pose” conheceu o papel poderoso que a cultura ballroom teve no acolhimento e na proteção da comunidade LGBTQIAPN+.

A série se tornou um marco, ao explorar temas como identidades de gêneros dissidentes, discriminação racial e desigualdade social, especialmente a relação de pessoas vivendo com HIV/Aids na comunidade ballroom na cidade de Nova Iorque, na época mais crítica da epidemia, entre os anos de 1980 e 1990.

Leia Mais

Na 67ª reunião da Comissão das Nações Unidas sobre Drogas Narcóticas, realizada em Viena, o UNAIDS pediu a ampliação urgente dos serviços para prevenir novas infecções por HIV e hepatites virais entre pessoas que usam drogas.

Leia Mais

Próximo do lançamento da 2ª temporada do podcast Preto Positivo e para celebrar o Dia Internacional de Combate a Discriminação Racial, o UNAIDS conversou com Raul Nunnes e Emer Conatus, idealizadores e apresentadores do projeto.

Eles falaram um pouco sobre o que os motivou a trabalhar com comunicação via áudio para tratar de um assunto que, mesmo depois de 40 anos de epidemia de AIDS, ainda é tão pouco falado e discutido no Brasil. 

Leia Mais

As taxas de infecção pelo HIV continuam a diminuir de forma mais acentuada nos países participantes da Coalizão Global de Prevenção do HIV (GPC) em comparação com o restante do mundo. É o que demonstra o relatório “Prevenção do HIV: Da Crise à Oportunidade“, disponível em inglês, lançado pelo UNAIDS nesta semana.

A GPC é uma coalizão de 38 países que trabalham juntos para acelerar a diminuição das novas infecções por HIV. O objetivo é atingir a meta de que 95% das pessoas em risco de HIV tenham acesso a opções eficazes de métodos combinados de prevenção.

Leia Mais

O UNAIDS anuncia nesta terça-feira, 12, o lançamento do 2° Edital Fast-Track Cities 2024: “Comunidades Liderando as Respostas Locais ao HIV/AIDS”, focado em impulsionar cinco projetos de organizações da sociedade civil (OSC) em cinco cidades brasileiras prioritárias.

Leia Mais

No Dia Internacional da Mulher, o UNAIDS destaca a importância de as mulheres serem informadas e terem pleno acesso aos métodos de prevenção do HIV, especialmente a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP).

Leia Mais

Há 10 anos, o UNAIDS criou o Dia de Zero Discriminação, celebrado todo dia 1º. de março, para promover a igualdade e a justiça para todas as pessoas, independentemente de gênero, idade, sexualidade, etnia ou status de HIV.

No entanto, alertamos que o progresso nesta direção está em perigo.

Leia Mais

Matthew Kavanagh não esquece a imagem de filas de pessoas buscando enterrar seus entes queridos mortos em decorrência da AIDS na Namíbia, quando medicamentos antirretrovirais que salvam vidas já estavam amplamente disponíveis nos Estados Unidos.

Leia Mais
Verified by MonsterInsights