Edital para o Índice de Estigma 2024 recebeu 288 inscrições de sete cidades brasileiras; ONG Gestos faz contato com as pessoas selecionadas 

A ONG Gestos finalizou nesta quinta-feira (16) a seleção das pessoas entrevistadoras para o curso que as treinará para a realização do Índice de Estigma relacionado ao HIV/AIDS no Brasil. 

Ao todo, 288 pessoas das cidades contempladas no Edital se inscreveram no processo, tendo 200 inscrições validadas, 69,4% do total.

Perfil das pessoas inscritas 

Uma das metas desejadas e alcançadas neste Edital foi trazer um perfil diverso das pessoas participantes. 

Sobre o critério raça/cor, usando a definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 129 inscrições foram de pessoas autodeclaradas negras e 66 de autodeclaradas brancas. Entre pessoas amarelas e indígenas houve uma inscrição cada. 

Já no critério identidade de gênero, tivemos a seguinte configuração: 131 inscrições por homens cis, 26 por mulheres cis, 18 por mulheres trans, 12 inscrições por travestis, 12 por pessoas não binárias e uma inscrição por pessoa transmasculina. 

Os dados relacionados às inscrições de populações-chave e prioritárias e participação em redes nacionais de pessoas vivendo com HIV/AIDS seguem abaixo. 

Para ter acesso ao gráfico interativo, clique nas imagens. 

Nos dados sobre identidade de gênero e raça/cor, as porcentagens de populações e redes são independentes e não fecham 100%, uma vez que uma mesma pessoa pode ser parte de mais de uma população-chave, assim como participar de várias redes simultaneamente. 

Sobre o curso 

O curso terá duração total de 16 horas, divididos em dois dias, e será ministrado pela ONG Gestos. Alimentação e ajuda de custo para transporte estão inclusos durante o período. 

Após a formação, as pessoas selecionadas deverão realizar as entrevistas nos três meses seguintes, com possibilidade de ajuda de custo de até R$ 1.520,00 por mês. Para pessoas selecionadas para articulação e mobilização de trabalho local o valor da bolsa é de R$ 1.920,00. 

Contato com as pessoas selecionadas 

Em respeito ao artigo 168 da CLT e a Lei nº 14.289/2022 que trata do tema de sigilo sorológico, os nomes das pessoas selecionadas não serão divulgados publicamente. O contato com as pessoas aprovadas foi realizado pela ONG Gestos entre os dias 15 e 16 de maio, por e-mail. 

Para mais informações, acesse o site ou Instagram da Gestos ou entre em contato pelo e-mail [email protected].

Verified by MonsterInsights