UNAIDS parabeniza o Brasil pela eleição para o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas

O UNAIDS parabeniza o governo brasileiro pela eleição para o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (CDH), para mandato de 2024 a 2026. Os 144 votos recebidos demonstram uma confiança no papel estratégico e de liderança do país na promoção e proteção dos direitos humanos nos âmbitos nacional, regional e global. É um reconhecimento também do papel histórico do Brasil na defesa da paz, do desenvolvimento sustentável e da democracia.

O Brasil juntou-se recentemente à Parceria Global de ação para eliminar todas as formas de estigma e discriminação relacionadas ao HIV e ao Conselho Global sobre Desigualdades, AIDS e Pandemias, duas instâncias em que o país demonstra seu compromisso em dar respostas efetivas para as desigualdades que minam os direitos humanos, afetando particulamente as pessoas em situação de vulnerabilidade. A entrada do Brasil, agora, no Conselho de Direitos Humanos consolida ainda mais esta postura e servirá de referência para outros países na região e em outras partes do mundo.

“O mundo passa por enormes desafios de respeito aos direitos humanos, que são enfraquecidos a cada dia pelas desigualdades. Vemos isso todos os dias particularmente quando consideramos as pessoas vivendo com HIV/AIDS em situação de maior vulnerabilidade”, diz Claudia Velasquez, diretora e representante do UNAIDS no Brasil. “Estamos sempre à disposição para seguir apoiando e trabalhando de forma coordenada com o país em seus esforços de responder às desigualdades e fortalecer os direitos humanos de todas as pessoas”.

Verified by MonsterInsights