Luisa Cabal assume como nova diretora do escritório regional do UNAIDS para a América Latina e Caribe

A partir de 10 de janeiro de 2022, o Escritório Regional do UNAIDS para a América Latina e Caribe apresenta Luisa Cabal como nova diretora. Nascida da Colômbia, Luisa ingressou no UNAIDS há sete anos, chefiando a unidade de Direitos Humanos e Igualdade de Gênero na sede do UNAIDS, em Genebra. De 2019 a 2020, ela foi diretora a.i. do Departamento de Igualdade de Gênero, Direitos Humanos e Apoio Comunitário.

No UNAIDS, ela liderou os programas e agenda de promoção dos direitos humanos e a igualdade nas políticas e programas de HIV e saúde, bem como o apoio técnico aos países para garantir que as respostas ao HIV sejam fundamentadas nos direitos humanos, na redução das desigualdades e na igualdade de gênero.

Luisa assume o papel de Diretora Regional do UNAIDS, ocupado interinamente desde 15 de fevereiro de 2021 por Alejandra Corao, Assessora Sênior de Programas para a América Latina e Caribe.

“Estou muito entusiasmada em integrar o escritórioregional do UNAIDS para a América Latina e Caribe e trabalhar junto com governos, parcerias e comunidades para enfrentar as desigualdades em nossa região e acabar com a AIDS como uma ameaça à saúde pública”, diz Cabal. “Sou imensamente grata pelo trabalho realizado pela Dra. Alejandra Corao, que dirigiu a equipe com comprometimento durante o ano passado.

Luisa apresenta uma extensa experiência em saúde e políticas públicas. De 1998 a 2014, trabalhou no Centro de Direitos Reprodutivos como vice-presidente de Programas e diretora de Programas Globais. Sob sua liderança, ela avançou na pesquisa sobre direitos humanos e saúde, advocacy e estratégia para progresso de leis, políticas, normas e jurisprudência relacionadas aos direitos sexuais e reprodutivos em nível global, regional e nacional em quatro continentes.

Ela também projetou e liderou o programa da América Latina e Caribe, onde implementou importantes programas e colaborações que apoiaram o desenvolvimento de leis, políticas e padrões regionais para a proteção dos direitos humanos nas áreas de HIV e direitos sexuais e reprodutivos. Ela foi cofundadora da Rede ALAS, uma rede acadêmica da América Latina e Caribe dedicada a fortalecer a perspectiva de gênero, direitos e sexualidade na educação jurídica.

Em sua carreira, ela se concentrou na formação de lideranças juvenis e na ligação entre o meio acadêmico para influenciar as leis e as políticas públicas sobre saúde. Ela também liderou e implementou programas de treinamento e mentoria na África, América Latina, Ásia e Europa.

Luísa lecionou na Faculdade de Direito da Universidade de Columbia e na Escola de Saúde Pública da Suíça. Ela foi membro da Comissão Lancet sobre Saúde Global e Direito e presidiu o Grupo Consultivo de Gênero do Departamento de Saúde Reprodutiva da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A diretora se formou na Universidade de los Andes em Bogotá, Colômbia e obteve o título de Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Columbia em Nova York.

Leia mais de sua biografia aqui (em espanhol).

Verified by MonsterInsights