A Junta de Coordenação do Programa do UNAIDS (PCB) aprovou, em sessão especial, o orçamento unificado e estrutura de responsabilidades (UBRAF) para 2022-2026 e o orçamento do UNAIDS para 2022 e 2023. O orçamento aprovado é estabelecido em até um limite de US$ 210 milhões por ano.
“Devemos evitar o retorno de uma crise de AIDS. Os lockdowns em função da COVID-19 e outras restrições têm limitado seriamente o uso dos serviços de prevenção do HIV, acesso a testes e, em muitos países, isto levou a quedas acentuadas no diagnóstico do HIV, encaminhamentos aos serviços de atendimento, o início do tratamento do HIV e a limitação no acesso ao teste de carga viral. Isto é motivo de grande preocupação. É por isso que a aprovação do UBRAF é tão importante”, disse Winnie Byanyima, diretora executiva do UNAIDS, na abertura da sessão especial.
O UBRAF é a estrutura geral para a contribuição coletiva do Programa Conjunto do UNAIDS para a resposta global ao HIV. É a estrutura para alavancar as vantagens, forças e mandatos dos 11 copatrocinadores do UNAIDS e da Secretaria para a implementação plena e efetiva da Estratégia Global para a AIDS 2021-2026: “Acabar com as Desigualdades. Acabar com a AIDS. Colocando pessoas e comunidades no centro” e em forte parceria com outras partes interessadas.
Sob a nova UBRAF, de 2022 a 2026, o Programa Conjunto irá:
As áreas de foco e investimento intensificados sob a UBRAF devem:
“Agradeço por aprovar a estrutura e o orçamento. Tomei nota e me sinto encorajada pelas claras solicitações e apoio de integrantes do Conselho para uma UBRAF totalmente financiada em US$ 210 milhões para ajudar o Programa Conjunto a realizar um trabalho transformador e capaz de salvar vidas em direção às metas da Estratégia Global para a AIDS 2021-2026”, acrescentou Winnie Byanyima no encerramento da sessão.