Painel aborda impacto da pandemia de Covid-19

Um painel que se reuniu paralelamente à Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre AIDS, abordando o impacto da pandemia da COVID-19 na resposta à AIDS e a construção de uma melhor preparação para a pandemia, examinou como as respostas ao HIV e à COVID-19 podem contribuir para a construção de sistemas multissetoriais de preparação e resposta através do fornecimento de exemplos concretos de inovações e mudanças políticas e estruturais introduzidas no contexto da COVID-19.

Integrantes do painel, incluindo liderança, especialistas e representantes de organizações comunitárias e redes de pessoas afetadas, abordaram como melhorar a preparação e resposta à pandemia, e sistemas de saúde de forma mais ampla, na busca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

As pessoas palestrantes compartilharam ideias e recomendações para ajudar a mobilizar liderança política, solidariedade e apoio para o fim da AIDS até 2030 e para uma preparação mais forte para pandemias no futuro. O grupo também passou a analisar como a inovação e a tecnologia podem abordar os gargalos para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (boa saúde e bem-estar) através de infraestrutura de saúde digital e modelos de entrega ágeis e diferenciados. Integrantes do painel também abordaram a importância das respostas lideradas pela comunidade na provisão de saúde para todos e refletiram sobre a importância da solidariedade entre os países para garantir acesso equitativo à saúde e apoio socioeconômico.

DESTAQUES

“Os retrocessos do HIV por causa da COVID-19 não teriam acontecido com políticas e leis de proteção mais eficazes. A soberania nacional não deve ser usada contra populações carentes, mas as leis devem ser aplicadas para proteger as comunidades”.
Gracia Violeta Ross, Rede Boliviana de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS

“Instituições adaptáveis como o Plano de Emergência do presidente dos Estados Unidos para alívio da AIDS podem fornecer bases importantes para proteção contra futuros problemas. Países em todo o mundo têm investido em seus sistemas de saúde com vistas a futuras pandemias, precisamos nos concentrar na prevenção, bem como na preparação para responder”.
Smith Gayle, coordenador de resposta global ao COVID-19 e segurança sanitária do Departamento de Estado dos Estados Unidos

“Precisamos explorar novos arranjos institucionais para incentivar o multilateralismo efetivo. Todos os países precisam responder mais efetivamente às melhores práticas e, por exemplo, aprender com o impacto do envolvimento e da liderança da comunidade nas respostas ao HIV”.
Helen Clark, copresidente do Painel Independente Sobre Preparação e Resposta à Pandemias

“Homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, pessoas trans, pessoas usuárias de drogas e privadas de liberdade são particularmente vulneráveis ao HIV e frequentemente não têm acesso adequado aos serviços de HIV. No contexto da COVID-19, devemos fazer um esforço extra para garantir que esses grupos vulneráveis tenham acesso a todos os serviços de HIV de que necessitam”.
Zsuzsanna Jakab, vice-diretora geral da Organização Mundial De Saúde

“A preparação para uma pandemia deve ser uma prioridade para o continente africano. A África tem a maior carga de HIV do mundo e a pandemia na África tem interrompido serviços essenciais e estas interrupções poderiam matar indiretamente mais do que a própria COVID-19”.
John Nkengasong
, diretor do Centro Africano para Controle e Prevenção de Doenças

Verified by MonsterInsights