Tuberculose: um progresso significativo, mas insuficiente

A tuberculose (TB) é a décima principal causa de morte no mundo, o principal causador de doenças infecciosas e a principal causa de morte entre pessoas vivendo com HIV. 

A boa notícia é que a tuberculose é evitável e curável, e os países se comprometeram a acabar com ela até 2030. O conjunto de marcos fundamentais assumidos pelos países na Declaração Política de 2016 das Nações Unidas sobre o Fim da AIDS incluiu o compromisso de redução de 75% em mortes por tuberculose entre pessoas vivendo com HIV até 2020. 

A má notícia é que, em 2018, 10 milhões de pessoas adoeceram com tuberculose em todo o mundo e 1,5 milhão delas perderam a vida devido à doença, incluindo 251.000 pessoas vivendo com HIV. Embora tenha havido uma redução de 60% nas mortes por TB entre as pessoas que vivem com HIV desde 2000, o mundo não está no caminho indicado para alcançar a redução de 75% até o final deste ano, como acordado. 

O mundo celebra hoje, dia 24/3, o Dia Mundial da TB. Como estamos em meio à pandemia do COVID-19, é fundamental lembrar que precisamos manter e sustentar serviços para lidar com epidemias de TB e co-infecções por TB / HIV em todo o mundo.  

Ainda há um déficit de financiamento anual de US $ 3,3 bilhões para prevenção e tratamento da TB. 

Também é oportuno lembrar que os programas já existentes para combater a tuberculose e outras grandes doenças infecciosas podem ser aproveitados para tornar a resposta à COVID-19 mais rápida e eficaz. No entanto, a necessidade de uma resposta urgente à TB, HIV ou COVID-19 não deve significar que direitos humanos, autonomia e confidencialidade deixem de ser respeitados. 

O papel das pessoas e comunidades permanece essencial, assim como a resiliência do sistema de saúde, para garantir abordagens inovadoras centradas nas pessoas e baseadas na liderança de comunidades de pessoas mais afetadas para a prestação de serviços. Isso inclui a implementação de modelos diferenciados de prestação de serviços, saúde digital e ferramentas inovadoras para diagnosticar a infecção por TB e capacitar as pessoas que vivem com TB associada ao HIV a gerenciar seu tratamento e cuidados.  

Os investimentos já realizados em sistemas de saúde, incluindo as pessoas e suas redes, farão uma diferença real na batalha contra a COVID-19. 

Verified by MonsterInsights