Plataforma reúne dados sobre venezuelanos no Brasil

A Organização das Nações Unidas (ONU) e a sociedade civil lançaram uma plataforma de dados sobre venezuelanos no Brasil para auxiliar na resposta humanitária brasileira à situação da Venezuela. O objetivo da iniciativa é fortalecer a Operação Acolhida, a resposta humanitária integrada pelo Governo Federal, ONU e sociedade civil.

A página brasileira da Plataforma R4V (Resposta a Venezuelanos) disponibiliza os dados recentes sobre o fluxo de venezuelanos e no país, como o número de refugiados e refugiadas, migrantes, solicitações de refúgio e venezuelanos com visto de residência. O site regional da plataforma reúne dados de todos os países afetados pelo fluxo de mais de 4 milhões de venezuelanos e venezuelanas que deixaram seu país até junho de 2019.

Também é possível acessar documentos, relatórios de monitoramento, fichas informativas e notas de orientação sobre o contexto brasileiro, além de ter acesso às notícias mais recentes da ONU Brasil sobre o assunto. Os dados utilizados são validados e fornecidos pelo Governo Federal e por ONGs parceiras.

Alianças pela resposta humanitária

No Brasil, mais de 20 membros compõem a Plataforma R4V, entre eles agências das Nações Unidas e organizações locais, nacionais e internacionais da sociedade civil. Para responder à situação da Venezuela, a ONU Brasil prevê um investimento de 146 milhões de dólares. Deste total, 53% foram arrecadados por meio de doações de países como Estados Unidos, Japão, Brasil e da União Europeia.

O apoio do UNAIDS a Roraima

Neste ano, a Equipe Conjunta do UNAIDS no Brasil esteve na cidade de Boa Vista (RR), acompanhada de representante do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e IST (DCCI) do Ministério da Saúde, para um ciclo de encontros com parceiros locais, incluindo representantes dos governos municipal e estadual, da sociedade civil e de outras agências e programas das Nações Unidas que atuam na região. O objetivo foi avaliar os principais desafios da resposta ao HIV no estado e prospectar possíveis oportunidades de apoio à coordenação de projetos em andamento e à implementação de novas iniciativas conjuntas com foco na prevenção e cuidados em relação ao HIV e à AIDS.

Durante os três dias da missão, entre 10 e 12 de julho, foram realizadas conversas com diversos grupos, que possibilitaram à Equipe Conjunta ter uma visão ampla do contexto local da epidemia e do que está sendo realizado em relação ao HIV no estado e na cidade de Boa Vista, principalmente, nas esferas da saúde, segurança, educação e direitos humanos.

Fonte: ONU Brasil

Foto: Organização Internacional para as Migrações (OIM)

Verified by MonsterInsights