UNAIDS e UNOPS se unem para abordar HIV, IST e diversidade em projetos de gestão pública

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV / AIDS (UNAIDS) e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) assinaram, na última terça-feira (13/8), no Panamá, um acordo regional na América Latina e no Caribe para facilitar a atuação conjunta. Os objetivos são a implementação de boas práticas, a identificação de oportunidades para atuar em conjunto em projetos e compras públicas, a transferência de conhecimento entre organizações e a realização de atividades e campanhas de comunicação conjuntas.

O acordo permite que os trabalhadores, parceiros e beneficiários do UNOPS tenham mais acesso a informações e a serviços para a prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), para que sejam agentes da mudança e multiplicadores desta perspectiva. Assim, o UNAIDS pode aumentar seu impacto por meio de ações concretas em projetos de infraestrutura e de compras públicas.

Na região, UNOPS e UNAIDS já trabalham juntos na Argentina em um programa para melhorar as condições de habitação de populações em situação de vulnerabilidade. O acordo pretende expandir esse tipo de cooperação para outros países da região.

Fabrizio Feliciani, Diretor Regional para a América Latina e o Caribe do UNOPS e Dr. César Antonio Núñez, Diretor Regional do UNAIDS para a América Latina e o Caribe.

César Núñez, diretor regional do UNAIDS para a América Latina e o Caribe, disse que “esta parceria é uma oportunidade para que os projetos realizados pelo UNOPS integrem e promovam informações e práticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável, de acordo com a Agenda 2030 adotada pelos Estados membros das Nações Unidas”. Segundo ele, UNOPS sempre foi um parceiro estratégico e, por meio deste acordo, os dois organismos irão combinar sinergias para facilitar o acesso a informação e a serviços de prevenção e tratamento para acabar com o estigma e a discriminação na região. “Devemos garantir que aquelas pessoas mais afetadas pelo vírus se empoderem como agentes de mudança”, concluiu o diretor do UNAIDS na cerimônia de assinatura do acordo.

“O UNOPS quer contribuir para que as pessoas com quem trabalhamos tenham acesso a informações e a serviços para prevenção e tratamento do HIV como forma de eliminar o estigma e a discriminação”, disse Fabrizio Feliciani, diretor regional do UNOPS para a América Latina e o Caribe. Ainda segundo ele, o trabalhos erá feito a partir de uma perspectiva de direitos humanos, gênero e diversidade, que faz parte da abordagem do UNOPS de Gestão Pública Justa e Equitativa. “Este acordo com a UNAIDS nos permitirá trabalhar nessa direção, para que nosso pessoal e nossos parceiros sejam agentes de da mudança, multiplicando o que foi aprendido em suas famílias e comunidades “, explicou Feliciani.

Informação de contato:

  • Cedriann MARTIN, UNAIDS, Oficial de Comunicações, Equipe de Apoio Regional para a América Latina e o Caribe, [email protected]
  • Luis PISELLI, UNOPS, Escritório Regional para a América Latina e o Caribe, [email protected]
Verified by MonsterInsights