Com apoio do UNAIDS, ABIA lança reedição de livros de Herbert Daniel

A Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA), apresentou a reedição de duas obras raras do escritor e jornalista Herbert Daniel, considerado um dos ativistas mais importantes dos direitos LGBTI+ e das pessoas vivendo com HIV no Brasil, por seu trabalho e sua influência nos anos 1980. O trabalho para a reedição os livros AIDS e a terceira epidemia: ensaios e tentativas e Vida Antes da Morte, ação que fez parte das celebrações do Dia Mundial contra a AIDS, contou com o apoio do UNAIDS.

No dia 6 de dezembro, os livros foram relançados no Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro (CCBB/RJ) durante o debate sobre a Quarta Década da Epidemia de HIV e AIDS, organizado pela ABIA. O legado do escritor foi celebrado como um dos marcos para lidar com os desafios da resposta à AIDS no país.

A conversa contou com as participações de Richard Parker, Diretor-Presidente da ABIA,  Veriano Terto Junior,  Vice-Presidente da ABIA, e de Georgiana Braga-Orillard, Diretora do UNAIDS no Brasil.

Georgiana destacou a necessidade de ressignificar experiências passadas e adaptá-las para os dias atuais. Segundo ela, “hoje a juventude já nasce com o acesso à informação, mas não sabe lidar com ela. Embora a epidemia seja diferente para eles, enfrentam os desafios do passado que persistem até hoje, como o estigma e a discriminação.”

Richard Parker escreveu o livro AIDS: a terceira epidemia em conjunto com Herbert Daniel e contou que a ideia do livro foi discorrer sobre a terceira epidemia de HIV e abordar o estigma e a discriminação. De acordo com Richard, “tivemos a ideia de fazer um livro mais extenso sobre o estigma e a discriminação, incluindo o tema da sexualidade e mostrando como a valorização do amor ainda é a melhor maneira de responder a tudo isso.”

Os livros também foram lançados em Porto Alegre (7/12), durante o XIX Encontro Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS, e em São Paulo (14/12), na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Todas as publicações estão disponíveis para download gratuito no site da instituição (aqui e aqui).

A ABIA (Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS) é uma organização não governamental fundada em 1987 por Herbert de Souza (Betinho) e outros ativistas. Desde sua fundação, a ABIA tem se destacado pelo empenho na mobilização social para a resposta à AIDS no Brasil. Nesses mais de 30 anos de existência, tem desempenhado um papel importante no movimento social de AIDS, em especial no enfrentamento do estigma e discriminação, a partir de diversas ações. A ABIA destaca-se pela ampla produção de material, disseminação e democratização da informação e do conhecimento no âmbito do HIV e AIDS.

Fotos de capa: Facebook/Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens

Verified by MonsterInsights