Presidente de Botsuana visita o UNAIDS e pede parceria unida e eficiente para definir prioridades regionais sobre HIV

O Presidente de Botsuana, Mokgweetsi E.K. Masisi, visitou a sede do UNAIDS em Genebra, na Suíça, em 25 de outubro de 2018 para compartilhar a visão do país sobre uma preocupação de saúde pública importante: o HIV.

O Presidente encontrou-se com o Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé, e parabenizou o UNAIDS por liderar a agenda da AIDS com humildade e profissionalismo.

“Continuamos contando com seu gerenciamento,” disse Masisi. “Botsuana está pronto para percorrer o restante do caminho para acabar com a AIDS como uma ameaça à saúde pública.”

Duas décadas atrás, a AIDS devastou a pequena nação do sul da África de 2 milhões de habitantes. Hoje, apesar de ter uma das maiores taxas de prevalência de HIV no mundo–23% dos adultos vivem com HIV– Botsuana tem mostrado progresso notável. O número de novas infecções por HIV caiu 63% desde o pico em 1996 e as mortes relacionadas à AIDS diminuíram para 4.100 mortes, de 15.000 em 2008. Botsuana foi o primeiro país da região a fornecer tratamento antirretroviral universal e gratuito para pessoas vivendo com HIV, abrindo o caminho para muitos outros países da região.

Sidibé descreveu o presidente como um ativista pela região. “Masisi está trazendo nova energia e impulso para a resposta à AIDS em Botsuana, com foco na prevenção do HIV,” disse Sidibé. O Presidente participou de um diálogo com uma delegação de alto nível que incluiu o Ministro dos Assuntos Internacionais e Cooperação, o Ministro da Saúde e Bem-Estar e a Primeira-Dama do Botsuana. Durante as discussões, o Presidente descreveu os investimentos financeiros do país em saúde, HIV e população. Ele destacou que a transmissão do HIV de mãe para filho está prestes a ser eliminada e que mais de 80% das pessoas vivendo com HIV estão em tratamento.

No entanto, os desafios permanecem. “Quando você impede o empoderamento de uma menina por meio de violência ou experiência sexual indesejada, ela é afetada por toda a vida,” disse Masisi. Para reduzir novas infecções pelo HIV, o Presidente comprometeu-se a redefinir os papéis e o envolvimento de meninos e homens jovens. Em seguida, Masisi e Sidibé reconheceram os esforços de longa data do antigo Presidente Festus Mogae para levar o pais à esperança quando o Botsuana começou a enfrentar a crise do HIV.

Verified by MonsterInsights