Testagem para HIV será tema de campanha do UNAIDS para 30º Dia Mundial contra a AIDS

No próximo dia 1º de dezembro, o mundo completará 30 anos da criação do Dia Mundial contra a AIDS. Desde 1988, a resposta à AIDS alcançou progressos significativos. Atualmente, três em cada quatro pessoas vivendo com HIV conhecem seu estado sorológico. No entanto, ainda temos um longo caminho a percorrer, como mostra o último relatório do UNAIDS. E entre estes inúmeros desafios, precisamos alcançar as pessoas vivendo com HIV que ainda não conhecem seu estado sorológico e garantir que elas tenham acesso aos serviços de prevenção e atendimento de qualidade. Com o objetivo de reforçar e promover esse debate, o UNAIDS adotou para 30º Dia Mundial contra a AIDS o tema Conheça seu estado sorológico para o HIV.

O teste de HIV é essencial para expandir o tratamento e garantir que todas as pessoas vivendo com HIV possam levar vidas saudáveis e produtivas. Além disso, a testagem também é crucial para alcançar as metas 90–90–90 e capacitar as pessoas em suas escolhas relacionadas à prevenção do HIV.

Infelizmente, ainda restam muitas barreiras à testagem de HIV, como o estigma e a discriminação. O acesso a testes confidenciais ainda é uma questão preocupante. Muitas pessoas só fazem o teste depois que ficam doentes e mostram sintomas.

A boa notícia é que existem novas maneiras de expandir o acesso ao teste de HIV. Autotestes, testes baseados na comunidade e testes multidisciplinares estão ajudando as pessoas a conhecer seu estado sorológico para o HIV.

Programas de testagem de HIV devem ser expandidos. Para isso, precisamos de vontade política e investimentos, bem como abordagens inovadoras para testagem de HIV que sejam totalmente aproveitadas e ampliadas.

Junte-se a nós neste Dia Mundial contra a AIDS para aumentar a conscientização sobre a importância de conhecer o estado sorológico para o HIV e pedir o fim de todas as barreiras que dificultam o acesso ao teste de HIV.

Sobre o Dia Mundial contra a AIDS

O Dia Mundial contra a AIDS teve origem durante a Cúpula Mundial de Ministros da Saúde sobre Programas de Prevenção à AIDS, em 1988. Desde então, anualmente, agências das Nações Unidas, governos e sociedade civil se unem para fazer campanhas sobre temas específicos relacionados à AIDS.

Verified by MonsterInsights