H6 compromete-se em acelerar os resultados para a saúde

O H6 une esforços de seis organizações internacionais para ajudar os países na concretização da estratégia Cada Mulher, Cada Criança, do Secretário-Geral das Nações Unidas. A parceria mobiliza compromisso político e recursos para transformar as sociedades de forma que mulheres, crianças e adolescentes possam exercer seus direitos ao mais alto padrão de saúde e bem-estar.

Representantes de alto nível das seis organizações (UNAIDS, UNFPA, UNICEF, OMS, ONU Mulheres e Banco Mundial) se reuniram em Nova York para formar uma visão compartilhada para o H6. Durante a reunião, realizada em 21 de março, os líderes da área da saúde se comprometeram em entregar mais resultados mais rapidamente.

O presidente do H6 e Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé, compartilhou sua visão para a parceria, incluindo como ela pode evoluir para atender às demandas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e tornar-se uma plataforma líder para promover a reforma das Nações Unidas.

“Como uma plataforma transformadora, vejo no H6 uma excelente oportunidade para trazer a reforma das Nações Unidas à vida e entregar resultados para todas as mulheres, crianças e adolescentes no mundo”, disse Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS.

Os participantes estavam unidos em sua ambição de fazer do H6 uma iniciativa completa para os países, para assessoria de políticas estratégicas, assistência técnica e informações estratégicas. A saúde das adolescentes, particularmente entre 10 e 18 anos de idade, foi discutida como uma área de foco principal.

“Eu vejo uma parceria efetiva do H6 como uma maneira importante de impulsionar o impacto sobre a saúde em nível nacional para todas as crianças, incluindo a melhoria das lacunas nos serviços para a faixa etária de 10 a 18 anos e o plantio de sementes para o desenvolvimento em contextos humanitários”, disse Henrietta Fore, Diretora Executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância.

Os participantes também se comprometeram em garantir a elaboração de políticas nas quais as comunidades tenham voz e decidiram criar parcerias inovadoras com interessados além das Nações Unidas.

Uma transparência reforçada, a responsabilização do H6 e a redução da fragmentação e duplicação no Sistema das Nações Unidas, serão fundamentais para o sucesso, assim como um foco forte nos relatórios de resultados conjuntos. O H6 também trabalhará em estreita colaboração com o Mecanismo de Financiamento Global  e a Parceria para a Saúde Materna, Neonatal e Infantil.

“O Fundo de População das Nações Unidas está fortemente comprometido com a iniciativa H6, que provou que o trabalho em estreita colaboração e o conhecimento especializado e diferenciado são eficazes não apenas para permitir que os países prestem cuidados de qualidade para as mulheres e meninas deixadas para trás, mas também assegura o domínio do país”, disse Natalia Kanem, Diretora Executiva do Fundo de População das Nações Unidas.

Agora, os diretores do H6 desenvolverão um quadro de resultados e se reunirão novamente em maio para revisá-lo e endossá-lo. Eles pretendem adotar um roteiro para o lançamento de novas maneiras de trabalhar até o meio do ano.

Verified by MonsterInsights