Diretor do UNAIDS fala sobre relação entre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a resposta ao HIV

Prefácio da publicação Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Resposta ao HIV – histórias com foco nas pessoas, do UNAIDS.

“Tenho orgulho de dizer que a resposta à AIDS alcançou um progresso histórico e sem precedentes nos últimos cinco anos. Hoje, há 18,2 milhões de pessoas em tratamento para o HIV. Os esforços para ampliar os serviços e aumentar o acesso ao tratamento significam que mais de 2 milhões de pessoas adicionais estão começando o tratamento a cada ano. A taxa de transmissão de mãe para filho do HIV em 21 países prioritários diminuiu de 22,4% em 2009 para 8,9% em 2015. As mortes relacionadas à AIDS caíram 45% desde o pico em 2005.

Mas não há espaço para comodismo. É claro para mim que os desafios futuros são assustadores. As pessoas são deixadas para trás por causa do preconceito, da discriminação, da pobreza e de leis mal concebidas. Jovens e adolescentes permanecem em maior risco devido a políticas e normas sociais e culturais que impedem que eles recebam uma educação sexual abrangente e que lhes negam as habilidades e autonomia para controlar suas próprias sexualidades e escolhas reprodutivas. As mulheres e as meninas são particularmente afetadas negativamente pelas desigualdades de gênero e, como resultado, enfrentam uma maior vulnerabilidade ao HIV.

No entanto, sou otimista. Por quê? Porque já estamos vendo progressos rumo à concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs). A Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 está levando a uma escala global o que a resposta à AIDS já tem trabalhado há 30 anos—uma abordagem multissetorial baseada em direitos, centrada nas pessoas e que aborda os determinantes da saúde e do bem-estar. Com os ODS, temos uma plataforma com a qual poderemos tirar a AIDS do isolamento e acelerar a resposta, enquanto contribuímos para avanços nos objetivos de desenvolvimento mais amplos. A resposta à AIDS está profundamente entrelaçada e dependente do progresso entre vários setores abrangidos pelos diferentes ODS. Do mesmo modo, os esforços para acabar com a epidemia de AIDS até 2030 irão acelerar o progresso em uma série de outras metas dos ODS.

Temos muito trabalho a fazer. Alcançar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável irá melhorar a vida das pessoas de forma abrangente. Todos os ODS trabalham juntos. As pessoas não só precisam de saúde, mas de saúde, de educação, de direitos, de trabalho decente, de água limpa, de segurança e de estabilidade. Se um dos ODS falhar, todos falharão.

Mas eu tenho esperança. Este relatório descreve as poderosas e emocionantes histórias de pessoas que vivem com ou são afetadas pelo HIV e que experimentaram melhorias positivas em suas vidas devido às sinergias entre a resposta à AIDS e os ODS relacionados. Agora, mais do que nunca, acredito que temos os meios, a ciência e a unidade de compromisso e uma motivação para alcançar os ODS e transformar o nosso mundo até 2030.

(Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS)

Verified by MonsterInsights