UNAIDS homenageia Secretário-Geral das Nações Unidas nas celebrações do Dia Mundial contra a AIDS

Às vésperas do Dia Mundial contra a AIDS, o UNAIDS organizou um evento especial na sede das Nações Unidas em Nova York como parte das celebrações do dia 1º de dezembro. O evento Avançando juntos: sem deixar ninguém para trás também foi realizado para homenagear a liderança do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e sua contribuição notável para a resposta à AIDS ao longo de seus dois mandatos à frente da organização. A homenagem chega a um mês da entrega do posto ao novo Secretário-Geral, António Guterres, que assume suas funções no início de 2017.

Depois de um momento de silêncio para lembrar as 35 milhões de pessoas que perderam a vida por problemas relacionados à AIDS, Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS, agraciou Ban Ki-moon com Prêmio UNAIDS de Liderança pelo seu posicionamento e se comprometimento perante as populações mais afetadas pelo HIV.

Ao aceitar o prêmio, Ban disse que estava orgulhoso de ser um ativista dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexuais e falou de sua motivação. “Estamos motivados para lutar contra a AIDS porque sabemos que cada criança merece cuidados, cada pessoa merece tratamento e todos as populações vulneráveis merecem proteção contra o estigma e o abuso. Tolerância e consciência ajudam a frear a AIDS. Falar protege a vida”, ele disse.

Special Event: “Moving forward together: Leaving no one behind” (on the occasion of the World AIDS Day (1 December)) (organized by the Joint United Nations Programme on HIV/AIDS (UNAIDS))

Ban Ki-moon, Secretário-geral da ONU, recebeu de Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS, o Prêmio UNAIDS de Liderança. Foto: UN Photo/Mark Garten

Sidibé prestou homenagem ao Secretário-Geral e aos resultados excepcionais alcançados na resposta à AIDS durante o seus dois mandatos. “Secretário-Geral Ban Ki-moon, você tem sido um verdadeiro líder para as pessoas que vivem com HIV. Quando você assumiu o posto, apenas três milhões de pessoas estavam em tratamento contra o HIV. Agora, o nosso relatório do Dia Mundial contra a AIDS mostra que mais de 18 milhões de pessoas estão em tratamento”, destacou. “Não se trata apenas de números, mas das próprias vidas das pessoas. Você tem demonstrado através destes anos que a dignidade das pessoas é central para a sua agenda”, disse Sidibé.

Desde que Ban assumiu o cargo de Secretário-Geral das Nações Unidas, em Janeiro de 2007, o número de pessoas que vivem com o HIV e com acesso a terapias antirretrovirais aumentou de 2,9 milhões no final de 2006 para 18,2 milhões [16,1 milhões-19,0 milhões] em junho de 2016. O número de pessoas que morreram de doenças relacionadas à AIDS diminuiu para metade passando de 2 milhões em 2006 para 1,1 milhão em 2015. Além disso, o número de novas infecções por HIV entre crianças foi reduzido em dois terços, passando de 430 000 em 2006 para 150 000 em 2015.

Durante o evento, Ban Ki-moon reencontrou Rebecca Awiti, uma mulher vivendo com HIV, que esteve com o Secretário-Geral em 2011 durante uma visita oficial ao Quênia, onde lançou o Plano Global para a Eliminação de Novas Infecções pelo HIV entre Crianças até 2015 e Manter suas Mães Vivas. A Sra. Awiti é a mãe de trigêmeos, nascidos livres do HIV graças aos medicamentos antirretrovirais. “Você trouxe esperança para mim, meus filhos e filhos de meus filhos. Uma geração livre de AIDS é possível em nossa vida”, disse ela.

Um dos fundadores do movimento mundial de acesso ao tratamento do HIV, Eric Sawyer, elogiou o Secretário-Geral por seu compromisso com a zero discriminação. “Senhor Secretário-Geral, agradeço-lhe como sobrevivente de longo prazo do HIV e como membro de longa data da UN Plus e da UN Cares (duas iniciativas internas da ONU para resposta ao HIV) e membro da campanha Livres e Iguais, por sua liderança, por sua compaixão e por seu compromisso com a resposta à AIDS e seu compromisso com a igualdade e os direitos humanos para todos”, afirmou.

Special Event: “Moving forward together: Leaving no one behind” (on the occasion of the World AIDS Day (1 December)) (organized by the Joint United Nations Programme on HIV/AIDS (UNAIDS))

UNAIDS homenageia Ban Ki-moon com prêmio pelo seu posicionamento e se comprometimento perante as populações mais afetadas pelo HIV. Foto: UN Photo/Mark Garten

Como convidada especial do evento, a primeira-dama do Panamá, Lorena Castillo de Varela, que também é embaixadora especial do UNAIDS na América Latina, destacou a importância de quebrar o estigma que ainda envolve o HIV e manter-se firme na zero discriminação. “Todos nós temos que dar continuidade ao trabalho realizado pelo Secretário-Geral e, como líderes, lutar contra a discriminação todos os dias de nossas vidas”, disse ela. “Devemos celebrar a diversidade que nos une e promover a solidariedade, o respeito, a inclusão e a paz.”

Kenneth Cole, presidente da amfAR e designer de moda, alertou sobre o crescimento da população que está desengajada e dessensibilizada quanto ao vírus e disse que era um momento crítico para coordenar e acelerar o esforço para acabar com a AIDS. “Podemos conter e reverter a epidemia de AIDS através de uma resposta coordenada. Eu acredito firmemente que nós podemos, devemos e faremos a história da AIDS, “disse.

O Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Peter Thomson, convidou o mundo a fazer mais e a alcançar objetivos claros e com prazos que foram estabelecidos pelos Estados-Membros na Declaração Política de 2016 sobre o fim da AIDS. “Neste Dia Mundial contra a AIDS, honramos aqueles que morreram com o compromisso de acabar com a epidemia de AIDS, alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e construir um futuro saudável, seguro, pacífico e sustentável para todos nós”, disse ele.

20161130_SG_event_1

Coro das Nações Unidas encerrou o evento com a apresentação da música japonesa Mae. Foto: UNAIDS

A modelo, atriz e filântropa Naomi Campbell falou da tripla ameaça que enfrentam as mulheres e meninas jovens por não conhecerem o seu estado sorológico, não ter acesso a tratamentos que salvam vidas e não terem o poder de se proteger contra o HIV. “Hoje, sou solidária com as milhões de jovens mulheres e adolescentes que crescem em um mundo em que correm o risco de contrair o HIV”, disse ela. “Quero fazer a diferença – você pode contar comigo para fazer o que puder para ajudar a acabar com a AIDS.”

A Diretora-Executiva Adjunta do Fundo de População das Nações Unidas, Laura London, ressaltou a importância de trabalhar como um para acelerar a resposta ao HIV. “Só podemos alcançar o objetivo de acabar com a epidemia de AIDS até 2030 se levarmos a sério a prevenção do HIV. Precisamos acabar com o isolamento e o medo que as populações-chave enfrentam todos os dias”, disse ela.

O evento culminou em uma apresentação inspiradora e edificante do Coro das Nações Unidas, que apresentou a canção japonesa Mae, que fala sobre seguir em frente.

 

Foto de capa: UN Photo/Mark Garten

Verified by MonsterInsights