Tailândia é o primeiro país da Ásia a eliminar a transmissão do HIV e da sífilis de mãe para filho

A Tailândia recebeu ontem, dia 07 de junho de 2016, a validação da OMS por ter eliminado a transmissão  do HIV e da sífilis de mãe para filho, tornando-se o primeiro país com uma grande epidemia de HIV a assegurar uma geração livre da AIDS – além de ser também o primeiro da Ásia e da região do Pacífico a conquistar essa certificação.

O Ministro da Saúde da Tailândia recebeu o certificado de validação durante uma cerimônia em Nova York, na véspera da Reunião de Alto Nível da ONU sobre o Fim da  AIDS, que aconteceu de 8 a 10 de junho.

“Esta é uma conquista notável para um país onde milhares de pessoas vivem com o HIV. O compromisso inabalável da Tailândia com os princípios fundamentais da saúde pública transformou em realidade a eliminação da transmissão do HIV e da sífilis de mãe para filho, o que é um passo crítico para reverter a epidemia de HIV. A Tailândia tem mostrado ao mundo que o HIV pode ser derrotado”, disse a Dra. Poonam Khetrapal Singh, Diretora Regional da OMS para o Sudeste Asiático, ao apresentar o certificado.

FILE - In this June 17, 2004, file photo, an HIV-positive mother plays with her son, who did not contract the virus from her, in Phetchaburi province, south of Bangkok. Thailand has become the first country in Asia to eliminate mother-to-child transmission of HIV and syphilis, the World Health Organization announced Tuesday, June 7, 2016. (AP Photo/Sakchai Lalit, File)

O Ministro da Saúde da Tailândia recebeu o certificado de validação durante uma cerimônia em Nova York (Foto: AP)

“A Tailândia reverteu a sua epidemia e transformou a vida de milhares de mulheres e crianças afetadas pelo HIV”, disse o Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé. “O progresso da Tailândia mostra o quanto pode ser alcançado quando a ciência e a medicina são fundamentadas por um compromisso político permanente.”

” A Tailândia tem demonstrado que há maneiras de proteger as crianças na resposta global à pandemia de AIDS ao investir em importantes cuidados de saúde materna e infantil e em medidas nacionais de prevenção da AIDS,” disse Karin Hulshof, Diretora Regional da UNICEF para a Ásia do Sul. “O sucesso da Tailândia inspira os seus vizinhos para uma maior ação. Há, ainda, 21 mil crianças que nascem com HIV todos os anos na região Ásia-Pacífico e mais de 200 mil crianças que estão crescendo com HIV. “

Sem tratamento, as mulheres vivendo com HIV têm uma chance de 15% a 45% de transmitir o vírus aos seus filhos durante a gravidez, o parto ou a amamentação. No entanto, esse risco cai para pouco mais de 1% se os medicamentos antirretrovirais são fornecidos para as mães e crianças ao longo dessas etapas.

De acordo com o Ministério da Saúde Pública da Tailândia, 98% de todas as mulheres grávidas vivendo com HIV no país têm acesso à terapia antirretroviral, o que derrubou a taxa de transmissão de mãe para filho para menos de 2%. Em 2000, aproximadamente 1.000 crianças foram infectadas com o HIV. Em 2015, o número de crianças infectadas através da transmissão vertical foi reduzido para 85, um declínio de mais de 90% – uma conquista significativa em um país onde um número estimado de 450 mil pessoas viviam com o HIV em 2014.

Ao mesmo tempo, esforços contínuos e sucesso na prevenção ajudaram a reduzir as infecções por HIV entre as mulheres em idade fértil. De acordo com as autoridades de saúde da Tailândia, entre 2000 e 2014, o número anual de mulheres infectadas pelo HIV caiu de 15 mil para 1.900 – uma redução de 87%. A cobertura de saúde universal da Tailândia assegura que serviços essenciais de saúde estejam disponíveis para ricos e pobres.

“Esta é uma conquista notável para um país onde milhares de pessoas vivem com o HIV. O compromisso inabalável da Tailândia com os princípios fundamentais da saúde pública transformou em realidade a eliminação da transmissão do HIV e da sífilis de mãe para filho”

O empenho do país com o acesso igualitário assegurou que tailandeses e migrantes estejam cobertos para o tratamento do HIV. O compromisso da Tailândia com o Plano Global para a eliminação de novas infecções pelo HIV entre crianças até 2015 do UNAIDS, juntamente com a decisão do governo de prover a todas as mulheres grávidas (incluindo trabalhadoras migrantes em situação irregular ou regular) pré-natal grátis e serviços para HIV e sífilis aumentaram as taxas de cobertura de tratamento, culminando na validação da eliminação de transmissão do HIV de mãe para filho.

O sucesso e a liderança pioneiros da Tailândia demonstram como os países podem fazer mudanças reais quando boas políticas são acompanhadas de compromisso de alto nível.

OMS, UNAIDS e UNICEF continuarão a trabalhar com outros países da região, juntamente com seus parceiros, para replicar o sucesso da Tailândia.

OMS – processo de validação

Em 2014, a OMS e os parceiros-chave publicaram uma orientação sobre os processos globais e os critérios para validação da eliminação da transmissão do HIV e da sífilis de mãe para filho. A publicação descreve como é o processo de validação e quais são os diferentes indicadores que os países precisam atender.

Como tratamento para a prevenção da transmissão de mãe para filho não é 100% eficaz, a eliminação da transmissão é definida a partir de uma redução a um nível tão baixo que deixa de constituir um problema de saúde pública.

Uma missão de peritos internacionais convocada pela OMS visitou a Tailândia em abril de 2016 para validar o progresso na eliminação da transmissão de mãe para filho do HIV e da sífilis. Os membros visitaram centros de saúde, laboratórios e escritórios do governo e entrevistaram autoridades de saúde e outros atores importantes. A missão incluiu peritos da Austrália, Camboja, China, Filipinas, Índia, Indonésia, Nepal, Tailândia, Estados Unidos, além de representantes da OMS, UNICEF e UNAIDS.

 

Verified by MonsterInsights