Papa Francisco incentiva diálogo contínuo para ampliar acesso a serviços de testagem e tratamento para o HIV

UNAIDS e parceiros concluíram as rodadas de reuniões no Vaticano com o objetivo de finalizar o roteiro para melhorar o acesso das crianças ao tratamento do HIV. O encontro realizado nos dias 16 e 17 de maio deu seguimento a uma reunião feita no início de abril, que explorou formas de proporcionar maior acesso aos serviços de testagem e tratamento para doenças como HIV, tuberculose e hepatites.

O anfitrião das duas reuniões foi o Cardeal Peter Turkson, presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, um organismo da Cúria Romana. Entre os participantes estavam representantes de governos nacionais, organizações religiosas e pessoas vivendo com HIV, o Diretor Executivo Adjunto UNAIDS, Luiz Loures, e a Coordenadora Global de AIDS dos Estados Unidos, Embaixadora Deborah Birx.

“Deixe que o diálogo continue até encontrar a vontade, o conhecimento técnico, os recursos e os métodos que fornecem acesso ao diagnóstico e tratamento disponíveis para todos, e não apenas para poucos privilegiados.”

O roteiro será apresentado na Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre o Fim da AIDS, que acontece em Nova York (EUA), de 8 a 10 de junho.

“A pesquisa científica tem aumentado as possibilidades de prevenção e cuidados; descobriu-se terapias para tratar uma ampla variedade de doenças. Você também têm trabalhado para este compromisso mais digno: responder às necessidades e esperanças dos doentes em todo o mundo … Deixe que o diálogo continue até encontrar a vontade, o conhecimento técnico, os recursos e os métodos que fornecem acesso ao diagnóstico e tratamento disponíveis para todos, e não apenas para poucos privilegiados … não há vida humana que seja qualitativamente mais significativa do que outra”, afirmou o Papa Francisco durante o encontro.

Verified by MonsterInsights