Divulgado o rascunho zero da Reunião de Alto Nível sobre o fim da AIDS, que acontece em junho em NY

Os co-facilitadores da Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre o fim da AIDS-2016 lançaram o rascunho zero da Declaração Política de 2016: acelerando a resposta para acabar com AIDS na era do desenvolvimento sustentável.

O rascunho – apresentado por Patricia Mwaba Kasese-Bota, Representante Permanente da Zâmbia nas Nações Unidas, e Jürg Lauber, Representante Permanente da Suiça nas Nações Unidas – faz uma reflexão sobre os progressos alcançados até agora na resposta à AIDS. Também estabelece uma agenda clara para a Aceleração da Resposta à epidemia até 2020, com o objetivo de colocar o mundo no caminho adequado para acabar com a epidemia de AIDS como uma ameaça à saúde pública até 2030.

Este primeiro rascunho foi apresentado aos Estados-Membros das Nações Unidas no dia 18 de abril. Os co-facilitadores começarão consultas informais abertas, transparentes e inclusivas sobre o esboço da Declaração Política no dia 25 de abril.
Eles também realizarão uma reunião informal com sociedade civil, o setor privado e outras partes interessadas no dia 26 de abril, e que será transmitida ao vivo no endereço http://webtv.un.org/live/.

Nas próximas semanas, os Estados-Membros negociarão e finalizarão a Declaração. Em seguida, ela será apresentada para aprovação na Reunião de Alto Nível sobre o fim da AIDS, que acontecerá em Nova York (EUA), entre 8 e 10 de junho.

A Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre o fim da AIDS em Nova York reunirá representantes de alto nível dos Estados-Membros das Nações Unidas, pessoas que vivem com HIV, sociedade civil, setor privado e outros parceiros para chamar a atenção do mundo sobre a importância da adoção da abordagem de Aceleração da Resposta para os próximos cinco anos.

A Declaração Política adotada nesta reunião irá orientar e monitorar a resposta à AIDS para acabar com a epidemia até 2030. Comentários e observações sobre o primeiro rascunho podem ser feitos até sexta-feira, dia 22/4, ao Conselho Internacional de Organizações de Serviço para a AIDS (ICASO) pelo e-mail: [email protected].

Verified by MonsterInsights