O UNAIDS lançou, na última quarta-feira (28), um novo guia informativo sobre a situação global do Mpox e sua interseção com o HIV. Esse documento surge como uma resposta à crescente preocupação com o surto de Mpox, que levou a declarações de Emergência de Saúde Pública pelo CDC da África e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O recente surto de Mpox afetou severamente vários países africanos, sendo esta região a mais impactada, especialmente a República Democrática do Congo. Até agora, foram confirmados 934 novos casos e quatro mortes em 26 países.
Diante desse cenário alarmante, o UNAIDS se posiciona firmemente ao lado das autoridades de saúde, comprometendo-se a auxiliar na resolução desta crise de saúde.
O guia destaca vários desafios críticos vivenciados na resposta ao Mpox. Entre eles, a capacidade limitada para diagnóstico, a escassez de suprimentos médicos essenciais e a insuficiência na produção de vacinas para atender à demanda crescente. Essas dificuldades enfatizam a necessidade urgente de uma resposta coordenada e bem estruturada para responder ao avanço da doença.
O UNAIDS mobiliza sua ampla experiência e recursos, adquiridos ao longo dos anos na resposta ao HIV, para apoiar os países afetados pelo Mpox. Utilizamos nossa rede e parcerias globais para ajudar a fortalecer as estratégias nacionais, promovendo uma abordagem integrada e centrada na comunidade.
O guia do UNAIDS destaca várias áreas prioritárias para responder ao surto de Mpox de forma eficaz:
Destacamos, ainda, a importância de uma resposta global coordenada e inclusiva para paralisar o surto de Mpox, utilizando as lições aprendidas com a resposta ao HIV.
O novo guia serve como uma ferramenta essencial para orientar e apoiar os esforços internacionais e nacionais, com o objetivo de atenuar o impacto dessa emergência de saúde pública.
O relatório está disponível na página Relatórios e Publicações. Para acessar, clique aqui.