Alejandra Corao assume o cargo de diretora interina do Escritório Regional do UNAIDS para a América Latina e Caribe

A partir de segunda-feira, 15 de Fevereiro, o Escritório Regional do UNAIDS para a América Latina e Caribe está sob a coordenação de Alejandra Corao, Assessora Sênior de Programas do mesmo escritório. Alejandra assume o papel de diretora interina após a partida de César Antonio Núñez, que chefiou o Escritório Regional do UNAIDS de 2007 a 2021 e partiu para assumir o cargo de Diretor do Escritório do UNAIDS em Nova Iorque (EUA).

Alejandra Corao tem quase 20 anos de trajetória profissional comprometida com a defesa dos direitos humanos, a saúde pública e apoio à resposta ao HIV a nível global, regional e local, contribuindo com os esforços para acabar com a epidemia da AIDS como uma ameaça à saúde pública, no marco da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

Trabalhou diretamente com o UNAIDS desde 2012, quando assumiu o cargo de Diretora de país do Escritório do UNAIDS na Venezuela, seu país de origem. Nesta função, coordenou a resposta das Nações Unidas ao HIV sob uma abordagem multisetorial, envolvendo todos os atores da resposta nacional, incluindo organizações da sociedade civil e pessoas vivendo com HIV.

Alejandra Corao faz parte da equipe de Apoio Regional do UNAIDS para a América Latina e Caribe como Assessora Senior de Programas desde 2015. Nos últimos seis anos, dedicou o seu trabalho à adaptação da visão e objetivos globais do UNAIDS aos contextos diversos e complexos da região e dos seus países, apoiando a criação e implementação de programas que permitam uma resposta eficaz à AIDS a nível local, com o envolvimento de comunidades de pessoas vivendo com HIV e de pessoas vulneráveis ou afetadas pelo vírus.

“A equipe do UNAIDS está muito grata pelo trabalho do Dr. César Núñez ao longo dos últimos 14 anos. Desejamos-lhe o maior sucesso no seu novo cargo à frente do Escritório do UNAIDS em Nova Iorque, onde terá o desafio de coordenar os preparativos para a Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre a AIDS a ser realizada em junho deste ano”, disse Alejandra. “Continuaremos este trabalho muito importante porque sabemos que ainda temos muitos desafios pela frente e, para tal, continuaremos a trabalhar com os nossos parceiros regionais, a sociedade civil, o meio académico, a família da Nações Unidas e o setor privado com o objetivo de acelerar a resposta à epidemia, mantendo sempre o foco nas populações mais vulneráveis e nas pessoas que vivem com HIV.”

Alejandra iniciou a sua carreira nas Nações Unidas em 2003 como Assesora de Saúde Sexual e Reprodutiva do Escritório Nacional do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) na Venezuela, onde coordenou e geriu o programa de Saúde Sexual e Reprodutiva trabalhando ativamente para assegurar que todas as gestações fossem desejadas, que todos os nascimentos fossem seguros e que todos os jovens atingissem o seu pleno desenvolvimento.

A Dra. Alejandra é médica com pós-graduação em pediatria e especialização em medicina adolescente.

Saiba mais sobre a sua biografia aqui.

Verified by MonsterInsights